[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Chávez autoriza referendo e se diz pronto para governar até 2021

da France Press

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, autorizou neste domingo o PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) a impulsionar uma emenda constitucional relativa à reeleição e disse estar pronto para governar até 2021.

Harold Escalona/Efe
"[Nas eleições regionais da Venezuela, partido de Chávez conseguiu maioria dos Estados]":http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u470968.shtml
Nas eleições regionais da Venezuela, partido de Chávez conseguiu maioria dos Estados

"Autorizo o PSUV e o povo venezuelano para que iniciem o debate e as ações relacionadas à emenda constitucional e à reeleição presidencial, estando certo de que agora sim, vamos conseguir", disse Chávez durante a cerimônia de juramento do prefeito eleito do município Libertador de Caracas, o governista Jorge Rodríguez.

"Estou pronto, se Deus quiser me dar saúde, a estar com vocês até 2019, ou até 2021", afirmou o presidente que hoje ameaçou expulsar o cônsul da Colômbia em Maracaibo (oeste de Caracas), Carlos Galvis, que teria feito comentários sobre os recentes resultados eleitorais venezuelanos em um telefonema gravado.

Nas eleições regionais, o partido liderado por Chávez conseguiu a maioria dos Estados, apesar de perder em regiões consideradas importantes economicamente. Depois dos resultados, Chávez retomou o discurso sobre a realização de um novo referendo que modifique a Constituição e permita a reeleição ilimitada.

No referendo do ano passado, Chávez não conseguiu obter aprovação da população para a permanência no poder. Segundo analistas ouvidos pela Folha Online, ainda é cedo para determinar o futuro do presidente venezuelano, porém, a oposição já demonstra sinais de crescimento, tendo conseguido nas últimas eleições seis Estados, o triplo em relação às eleições anteriores.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: