[Valid Atom 1.0]

sábado, 22 de novembro de 2008

Venezuela elege governadores em votação crucial para Chávez

France Presse

CARACAS, 22 Nov 2008 (AFP) - O presidente Hugo Chávez enfrenta neste domingo eleições para governadores e prefeitos que poderão definir o futuro de seu projeto socialista para a Venezuela, ao final de dois meses de uma tensa campanha.

Estão em jogo 22 Estados, 328 prefeituras e 233 cadeiras em Câmaras estaduais, além de conselhos metropolitanos e distritais.

Aproveitando sua elevada popularidade, Chávez transformou esta eleição em um referendo sobre seu governo, e percorreu o país apoiando seus candidatos e ameaçando a oposição.

"Está em jogo o futuro da revolução, o futuro do socialismo, o futuro da Venezuela, o futuro do governo revolucionário e também o futuro de Hugo Chávez", disse o presidente durante a campanha.

A oposição vê estas eleições como uma oportunidade para recuperar terreno, após o referendo que rejeitou o projeto de reforma constitucional de Chávez, em 2007, que marcou a primeira derrota do chavismo em 10 anos.

Após anos dividida e sem a ação de seus principais representantes, a oposição conseguiu se unir e apresentar candidaturas para quase todos os governos e prefeituras importantes.

O chavismo também enfrentará amanhã, pela primeira vez, a concorrência de dissidentes, incluindo no Estado de Barinas, terra natal de Chávez.

Os institutos de pesquisa apontam que o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), de Chávez, conquistará a maioria dos cargos em disputa, mas um avanço significativo da oposição deve abalar o chavismo.

A oposição pode conquistar entre quatro e sete Estados, incluindo os mais povoados, como Zulia, Carabobo e Miranda.

Já uma vitória convincente do governo deve levar Chávez a retomar o projeto de reeleição indefinida do presidente, que foi derrubado no referendo de 2007.

Os colégios eleitorais abrirão suas portas a partir das 06H00 local (08H30 Brasília) e funcionarão até às 16H00 (18H30), na primeira votação 100% automatizada da história da Venezuela.

O índice médio de abstenção nas eleições regionais da Venezuela gira em torno de 50%, mas a votação deste domingo deve ter a presença de 55% dos eleitores, segundo os institutos de pesquisa.

Apesar das previsões, as fortes chuvas que atingem a Venezuela podem reduzir a participação dos quase 17 milhões de eleitores convocados.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: