[Valid Atom 1.0]

domingo, 30 de novembro de 2008

Helicópteros em Santa Catarina já realizaram mais de mil resgates

WILLIAM CORREA
Colaboração para a Folha Online

Desde que iniciaram os trabalhos de resgate das vítimas das enchentes em Santa Catarina, no último dia 23, o Comando Geral de Operações Aéreas da Polícia Militar e Defesa Civil contabilizou o socorro de 1.024 vítimas do desastre. São utilizados na região 19 helicópteros enviados por diversos Estados brasileiros.


Ao todo, participaram das operações aéreas 85 pilotos e tripulantes. Eles já sobrevoaram Santa Catarina por 420 horas durante as cerca de 500 missões.

James Tavares/Efe
Helicóptero sobrevoa região atingida por deslizamentos de terra em Santa Catarina
Helicóptero sobrevoa região atingida por deslizamentos de terra em Santa Catarina

No início da tarde deste domingo chove fraco em algumas regiões e as equipes de resgate traçam uma área vermelha na faixa que compreende as cidades de Luiz Alves, Ilhota e Gaspar.

Em entrevista à Folha Online, o coordenador geral das Operações Aéreas, tenente-coronel Milton Kern Pinto, explicou a dificuldade dos trabalhos realizados na região. "Nesta área vermelha [de risco] apenas aeronaves estão empenhadas nos resgates. Nem mesmo as equipes que trabalham em terra podem entrar", disse.

Apesar de ser em pequenas proporções, os deslizamentos de terra continuam devido à chuva que ainda atinge o Estado e que, segundo o coordenador das Operações, é a principal dificuldade encontrada pelas equipes de resgate. "Estamos trabalhando e ao mesmo tempo gerenciando os riscos."

Vítimas

As chuvas que assolaram Santa Catarina já deixam 110 mortos. A última morte, confirmada neste sábado pela Defesa Civil, foi confirmada no município de Luiz Alves.

Em todo o Estado, as chuvas afetaram 1,5 milhão de pessoas. De acordo com balanço da Defesa Civil, 78.707 estão desalojados ou desabrigados --27.410 devem ficar em abrigos públicos e outras 51.297 estão em casas de amigos e familiares.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: