[Valid Atom 1.0]

domingo, 7 de setembro de 2008

Usuário terá bicicleta grátis por 30 minutos em estações do Metrô


da Folha Online

A partir do próximo dia 21, o metrô de São Paulo vai disponibilizar 80 bicicletas para os usuários. Durante os primeiros 30 minutos de uso, o serviço de empréstimo será gratuito. Após este período, serão cobrados R$ 2 a hora e R$ 50 a diária. Capacete e cadeado também vão estar à disposição dos interessados. Inicialmente, oito estações vão fazer parte deste projeto, que está na primeira fase e será implantado no centro e nas zonas leste e sul.

Neste videocast, o gerente de Comunicação e Marketing do Metrô, Marcello Borg, explica o objetivo desta ação, que visa estimular o uso de bicicletas em pequenos trajetos para melhorar o trânsito, o meio ambiente e a qualidade de vida. Veja também a opinião do publicitário João Paim, que utiliza a bicicleta diariamente, como meio de transporte, mas faz críticas ao novo serviço do Metrô e ao preço estipulado para a utilização.

Hoje, enquanto carros utilizam 17 mil km de ruas e avenidas, existem só 4,5 km de ciclovias fora de parques --e elas não ligam pontos importantes.

O projeto, criado para desestimular o uso de carro e desafogar o metrô, foi elaborado pelo Metrô em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. A inspiração veio do serviço municipal de bicicletas de Paris, que começou em 2007 já com a oferta de 10 mil bicicletas e a promessa de dobrar esse número.

As estações que farão parte do projeto estão nas zonas sul (Vila Mariana), leste (Carrão, Corinthians-Itaquera e Guilhermina Esperança) e centro (Sé, Paraíso, Anhangabaú, Marechal Deodoro). Outras oito estações terão pára-ciclos (estruturas para acorrentar bicicletas).

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: