[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Associação de Jornais pede bloqueio de acordo Google-Yahoo


Segundo WAN, o acordo pode ter impacto negativo na receita publicitária que os sites de busca proporcionam

Efe


PARIS - A Associação Mundial de Jornais (WAN, em inglês) pediu nesta segunda-feira, 15, às autoridades reguladoras da concorrência na Europa e na América do Norte que impeçam o acordo entre os mecanismos de busca do Google e do Yahoo! por "natureza anticompetitivas".

Segundo a WAN, o acordo pode ter impacto negativo na receita publicitária que os sites de busca proporcionam aos jornais e a outros sites e sobre o custo da publicidade por busca patrocinada.

A concorrência entre Google e Yahoo! é "absolutamente essencial para assegurar que nossas publicações filiadas tenham uma receita competitiva pela publicidade online" e para "obter preços competitivos quando comprarem links patrocinados", afirmou o presidente da WAN, Gavin O'Reilly.

O'Reilly se dirigiu à Divisão Antitruste do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, à Direção Geral de Concorrência da Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia) e ao Escritório de Concorrência do Canadá para que examinem o impacto do acordo e o bloqueiem.

"Também tememos que o acordo proporcione ao Google um poder de mercado em segmentos importantes da publicidade online e a possibilidade de tirar proveito de seu domínio na busca pela internet em outros mercados", acrescentou.

Caso a seja concretizada, "os anunciantes se dirigirão cada vez mais ao Google, pois oferecerá preços mais vantajosos do que o Yahoo!", de modo que este administrará menos anúncios próprios e terá "capacidade reduzida para oferecer condições melhor que o Google".

As duas empresas deram prazo voluntário de 100 dias para que o Departamento de Justiça dos EUA revise o acordo.

Embora Google e Yahoo! afirmem que a aliança se limita apenas à América do Norte, a WAN diz que o acordo teria efeito significativo entre as editoras de jornais europeus, o que legitima uma investigação da CE.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: