[Valid Atom 1.0]

sábado, 16 de agosto de 2008

Dorival Caymmi morre em casa, aos 94 anos, de falência renal


Cristiane de Cássia - O Globo Agência Brasil O Globo Online

Morre o baiano sorridente Dorival Caymmi / Divulgação

RIO - O cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, de 94 anos, faleceu neste sábado, às 5h58m, de insuficiência renal, no apartamento da família, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Ele sofria de câncer renal desde 1999, quando passou por uma cirurgia e retirou um dos rins. Desde então, vivia recluso. Segundo sua neta, Estela, filha de Nana Caymmi, desde que Dorival deixou o hospital no ano passado, ele pediu para não ser mais internado e era tratado em casa com um enfermeiro. Sua mulher, Stella Maris, 86 anos, teve um ataque cardíaco há quatro meses e encontra-se internada em coma.

O velório será na Câmara dos Vereadores, na Cinelândia, e o enterro está previsto para este domingo no Cemitério de São João Batista. Não foi marcada a hora porque a família vai esperar a chegada do filho Dori Caymmi, que mora em Los Angeles. O governador da Bahia, Jaques Wagner, decretou luto de três dias no estado.

" Não dá para separar vida e obra. Caymmi era a obra dele. Ele soube viver dessa forma, buscando as coisas boas da vida, sinceras e verdadeiras "

Em 60 anos de carreira, Caymmi compôs sobre os hábitos, costumes e tradições do povo baiano. Em suas canções demonstrava sua adoração pelo mar e pela natureza. Ele gravou mais de 20 discos. Entre suas canções mais marcantes, estão "A Lenda do Abaeté", "Promessa de Pescador", "É Doce Morrer no Mar", "Marina", "Não Tem Solução", "Maracangalha", "Saudade de Itapoã", "Samba da Minha Terra", "Dora", "Rosa Morena" e "Eu Não Tenho Onde Morar".

Clique aqui e leia a biografia do cantor.

- Perder meu avô, esse pai, esse bisavô, não dá para descrever. Temos que ficar muito gratos a Deus porque tivemos a oportunidade de conviver com um homem como ele. Foi uma benção, uma graça - declarou Estela Caymmi, que é autora da biografia do avô "O Mar e o Tempo", lançada em 2001.

- Não dá para separar vida e obra. Caymmi era a obra dele. Ele soube viver dessa forma, buscando as coisas boas da vida, sinceras e verdadeiras - acrescentou.

Caymmi chegou a mudar de apartamento, indo para o Lido, para ter uma visão do mar de sua janela, o que era sua grande paixão. Mas a partir de segunda-feira, seu estado de saúde começou a piorar. O músico também tinha problemas cardíacos e sofria de osteoporose e diabetes.

O velório do corpo de Dorival Caymmi será na Câmara dos Vereadores, no Centro do Rio. O sepultamento deve acontecer amanhã à tarde, no cemitério São João Batista, em Botafogo. A família espera que Dori Caymmi, um dos três filhos do compositor, que mora nos Estados Unidos, chegue ao Brasil.

" Ele morreu tranquilamente, baianamente, como ele dizia "

O outro filho do cantor, Danilo Caymmi, deu à Rádio Nacional do Rio de Janeiro a primeira entrevista sobre a morte do pai, no programa da radialista Dayse Lucidi. Segundo ele, a família "tem uma gratidão muito grande à Rádio Nacional, porque foi num show de calouros da emissora que Dorival Caymmi conheceu a mulher e companheira de toda a vida".

- A família atravessa um momento muito difícil, mas não poderia deixar de falar à Rádio Nacional, em primeira mão, sobre o falecimento de meu pai. Ele morreu tranquilamente, baianamente, como ele dizia - disse Danilo.

" Eu fui educado escutando Caymmi. Perdemos o maior professor de nossas vidas. Toda canção que ele fez foi sucesso "

O cantor Tom Zé, também baiano, foi um dos primeiros músicos a lamentar a perda de Dorival Caymmi, ícone da música popular brasileira, em entrevista à rede de TV Globonews.

- Eu fui educado escutando Caymmi. Perdemos o maior professor de nossas vidas. Toda canção que ele fez foi sucesso. Dizem que a música da Bahia é uma grande agência de publicidade. Mas quem fundou essa empresa foi Caymmi, com a visão de Bahia dele - afirmou.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: