[Valid Atom 1.0]

sábado, 16 de agosto de 2008


César Cielo ganha ouro na disputa dos 50 metros livre

Nadador faz o tempo de 21s30 e se torna o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha dourada na natação

André Rigue - estadao.com.br


César Cielo chora com a conquista do ouro

Jonne Roriz/AE

César Cielo chora com a conquista do ouro

SÃO PAULO - Um dia histórico para a natação brasileira. A primeira medalha de ouro do País nos Jogos Olímpicos de Pequim foi conquistada por um guerreiro. Na manhã deste sábado (horário chinês), o paulista César Cielo Filho venceu de maneira espetacular a disputa dos 50 metros livre ao cravar a marca de 21s30 - novo recorde olímpico. É

a primeira medalha dourada da natação verde-e-amarela em todas as edições das Olimpíadas - até então, o Brasil tinha três pratas e sete bronzes.


Natural de Santa Bárbaro d'Oeste, César Cielo chegou sem muitos holofotes em Pequim. A maior parte da imprensa brasileira focou a atenção no carioca Thiago Pereira, que havia conquistado seis medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Thiago deixou Pequim com um quarto lugar nos 200 metros medley como melhor resultado. Cielo acumulou duas medalhas.

Além do ouro nos 50 metros, a prova mais rápida da natação, o brasileiro levou o bronze nos 100 metros livre, a competição mais charmosa. Quando ficou em terceiro, Cielo foi superado pelo francês Alain Bernard e pelo australiano Eamon Sullivan. Nos 50 metros, o paulista deu o troco e venceu os dois com sobra - até então, Sullivan é dono do recorde mundial, com 21s28.

Cielo, que tem o ritual de dar tapas no peito antes de pular na piscina (para "despertar"), teve uma evolução fantástica em Pequim. Durante as semifinais dos 100 metros, o brasileiro chegou a pensar que havia ficado de fora da final, pois não tinha marcado um bom tempo (48s16). No entanto, o nadador entrou na oitava e última vaga e foi para decisão, onde levou o bronze com 47s67.

Depois de conquistar a primeira medalha, o nadador de 21 anos se encheu de entusiasmo e disse que "ganharia o ouro nos 50 metros". Muitos riram dele. Mas foi com esta confiança que Cielo bateu o recorde olímpico por duas vezes durante as eliminatórias. Na decisão, o "desconhecido" Cielo já chamava a atenção da imprensa mundial e dos adversários, que nada puderam fazer para impedi-lo de triunfar.

César Cielo mora e estuda nos Estados Unidos, na Universidade de Aurbun. Thiago Pereira e Kaio Márcio (nado borboleta), que eram as grandes esperanças do Brasil em Pequim, moram e treinam no País. Não é por acaso que os norte-americanos dominam a natação mundial e produzem "atletas perfeitos" como Michael Phelps. O técnico de Cielo nos EUA, o australiano Brett Hawke, já havia alertado que o brasileiro seria o homem mais rápido do mundo.

As provas no Cubo D'Água em Pequim terão continuidade neste domingo (noite de sábado no Brasil). A natação brasileira encerrou a sua participação com Cielo. O único destaque, agora, será Michael Phelps, que tentará ganhar o oitavo ouro no revezamento 4 x 100 metros medley para superar o recorde do também norte-americano Mark Spitz, que levou sete medalhas douradas nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.

RESULTADO FINAL DOS 50 METROS LIVRE

1.º Cesar Cielo Filho (BRA) - 21s30 (Recorde olímpico)

2.º Amaury Leveaux (FRA) - 21s45

3.º Alain Bernard (FRA) - 21s49

4.º Ashley Callus (AUS) - 21s62

5.º Ben Widman-Tobriner (EUA) - 21s64

6.º Eamon Sullivan (AUS) - 21s65

7.º Roland Schoeman (AFS) - 21s67

8.º Stefan Nystrand (SUE) - 21s72

Cielo se emociona ao ganhar 1º ouro do Brasil em Pequim

Nadador brasileiro diz que não imaginava que sairia dos Jogos Olímpicos com duas medalhas no peito


Cielo conquistou o primeiro ouro para o Brasil de Pequim 2008

Petr David/AP

Cielo conquistou o primeiro ouro para o Brasil de Pequim 2008

PEQUIM - O nadador brasileiro César Cielo Filho, que ganhou ouro no Brasil na prova dos 50 metros livre nos Jogos Olímpicos de Pequim, disse, em entrevista ao SporTV, que a prova foi a "melhor de sua vida".


"Não tem sensação melhor do que olhar o número '1' na frente do seu nome", disse, visivelmente emocionado pela vitória. "Estou no melhor momento da minha vida. Agora sou um campeão olímpico. Era um sonho que eu tinha desde criança", completou.

Cielo ganhou no último dia 14 o bronze nos 100 metros livre. Ele disse que não imaginava que ganharia o ouro.

O nadador passou os últimos três anos treinando em Auburn, nos Estados Unidos. Parte de sua família assistiu à vitória dele do Brasil. "Agora é hora de rever minha família, que não vejo há muito tempo", finalizou.


César Cielo

César Cielo confirmou o favoritismo e conquistou as medalhas de ouro nos 100 m e nos 50 m livre. Com os tempos de 48s79 e 21s84, respectivamente, ele superou os recordes pan-americanos da provas. Além disso, ele contribuiu decisivamente para a conquista do primeiro lugar também do revezamento 4 x 100 m livre ao fechar a série brasileira com o tempo de 48s18. Para encerrar a sua participação no Rio, ele ficou com a prata no revezamento 4 x 100 m medley.

O tempo que lhe valeu o ouro nos 50 m livre, 21s84, ficou apenas 20 centésimos acima do recorde mundial da prova, que ainda pertence ao russo Alexander Popov.

Cielo despontou no país como sucessor de Fernando Scherer exatamente quebrando os recordes que eram de Xuxa. Primeiro foi o dos 100 m livre, em dezembro do ano passado, e depois o dos 50 m livre, no Mundial de Melbourne, em março deste ano. Na Austrália, Cielo também baixou a própria marca sul-americana nos 100 m.

Sua preparação foi toda feita em Auburn, nos Estados Unidos, onde treina e estuda Comércio Exterior. Seguro por ter o melhor tempo do país, ele não participou nem mesmo do Troféu Maria Lenk (antigo Troféu Brasil), última seletiva para o Pan, realizada em no início de maio, no Rio de Janeiro.

Com um futuro que promete muitas vitórias, ele já serviu de incentivo para a irmã entrar para a natação. Fernanda, 16 anos, é atleta do mesmo clube de Santa Bárbara D´Oeste no qual o irmão mais velho iniciou sua carreira. Aos oito anos, Cielo viu que era bom mesmo na natação, depois de tentar o judô e o vôlei. "O problema do judô é que eu era muito mais alto que os meninos da minha idade, então me colocavam pra lutar com os mais velhos e eu levava muita porrada", lembra.

O vôlei foi uma escolha do pai, César Cielo, que também já tinha praticado a modalidade e achou que o filho podia gostar. Mas quem definiu mesmo a carreira do nadador foi a mãe Flávia, que o levou para o clube Pinheiros, em 2003. Professora de educação física, ela se inscreveu em um curso ministrado pelo técnico Alberto Silva, apenas para convencê-lo a treinar seu filho. Com isso, o nadador adiaria os planos de ir para os Estados Unidos e não ficaria tão longe da mãe que, na época, morava em Piracicaba, a 152 km da capital.

Para treinar ao lado do ídolo Gustavo Borges, Cielo enfrentou a "cidade grande". "No começo, era complicado até pegar ônibus, porque era tudo bem diferente do que eu estava acostumado. Eu morava e estudava perto do clube, mas era o perto de São Paulo, aquele que demora pra ir de um lugar para o outro", conta.

De ídolo, Gustavo Borges assumiu logo o posto de conselheiro, e passou até a dar palpites no treino do novato. "Fiquei quase dois anos treinando com ele e aprendi muita coisa. O Gustavo é muito atencioso e perfeccionista, e me ajudou a melhorar minha técnica", afirma.

O mestre também apresentou seu discípulo à universidade norte-americana, recomendando-o ao técnico David Marsh. E deu a Cielo seu primeiro talismã: uma calça fast skin que ele usou na seletiva para o Mundial de piscina curta de Indianápolis, em 2004. Na competição, o revezamento brasileiro foi prata nos 4x100 m livre, com direito a recorde sul-americano. A peça foi emoldurada e ocupa um espaço na casa dos pais do nadador, em Santa Bárbara D´Oeste.
Divulgação

Nome completo:
César Augusto Cielo Filho

Data e local de nascimento:
10/01/1987, em Santa Bárbara D’Oeste (SP)

Peso/Altura:
83 kg / 1,95 m

Residência:
Auburn (EUA)

Provas:
50 m e 100 m nado livre

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Ouro nos 50 m, nos 100 m livre e no revezamento 4x100 m livre; prata no 4x100 m medley




César Cielo é ouro nos 50m livre e faz história na piscina do Cubo d'Água

Brasileiro conquista a primeira medalha dourada do país na natação

GLOBOESPORTE.COM Pequim


Cielo comemora conquista de ouro inédito

César Cielo fez história nos Jogos Olímpicos de Pequim ao conquistar a primeira medalha de ouro da natação brasileira na final dos 50m livre, na noite desta sexta-feira, no Cubo d'Água. O brasileiro, de apenas 21 anos, entrou na água determinado e liderou a prova mais veloz da natação do início ao fim. Ele ainda bateu o recorde olímpico da prova com o tempo de 21s30, ficando a apenas dois centésimos do recorde mundial (21s28), do australiano Eamon Sullivan, que terminou apenas em sexto. O francês Amaury Leveaux garantiu a prata com o tempo de 21s45, 15 centésimos atrás de Cielo. O medalhista de ouro nos 100m livre, o também francês Alain Bernard, ficou com o bronze (21s49).

Após o bronze nos 100m livre, Cielo passou a acreditar mais ainda no sonho do ouro olímpico. No entanto, ainda assim, saiu da água muito emocionado e parecendo não acreditar no feito que tinha acabado de conquistar.

- Foi sem dúvida a melhor prova da minha vida. Eu vi os meus pais antes da prova na arquibancada. Foi o melhor momento da minha vida. Foi sensacional. Se eu tivesse que voltar no tempo e mudar alguma coisa, não mudaria nada para chegar aqui - disse Cielo, sem conter as lágrimas, em entrevista ao SporTV.

Cielo, que antes da natação lutou judô e jogou vôlei, mora e treina nos Estados Unidos. Ele cursa Administração e Comércio Exterior na Universidade de Auburn, no Alabama. Um detalhe interessante é que, à pedido de Cielo, seu técnico nos EUA, o australino Brett Hawke, foi integrado à comissão técnica brasileira em Pequim.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO OURO DE CIELO!

a/a

César Cielo garantiu a primeira medalha de ouro olímpica da história da natação brasileira

Melhorando desempenho em cada fase


O nadador de Santa Bárbara do Oeste, interior de São Paulo, foi superando suas marcas a cada prova. Antes de chegar a Pequim, sua melhor marca nos 50m livre era de 21s75. Já nas eliminatórias ele fez 21s47, batendo recorde olímpico. No entanto, na bateria seguinte, o francês Amaury Leveaux fez 21s46. Cielo avançou com o segundo melhor tempo.

Nas semifinais, a brasileiro foi ainda mais brilhante. Ele bateu novamente o recorde olímpico com o tempo de 21s34 e, dessa vez, não foi superado por ninguém.

Delegação brasileira quebra protocolo e invade piscina

Cielo chora no pódio e é consolado pelo medalhista de bronze, o francês Alain Bernard

Pela primeira vez a natação brasileira pode ouvir o hino do país nos Jogos Olímpicos. Cielo não escondeu a emoção e chorou muito ao subir no pódio. Até mesmo seus adversários dentro d’água, os franceses Amaury Leveaux e Alain Bernard, ficaram emocionados com a reação de Cielo e abraçaram o brasileiro no pódio. Enquanto isso, o público do Cubo d’Água aplaudia de pé antes mesmo do Hino Nacional acabar de tocar.

Logo depois de sair do pódio, já com a medalha no peito, ele foi recebido pelos seus companheiros da delegação brasileira, que fizeram uma festa à beira da piscina. Não faltaram fotos, beijos e abraços. Até mesmo um dos maiores ícones da natação brasileira, Gustavo Borges, foi parabenizar Cielo com um forte abraço.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também foi um dos primeiros a cumprimentar o nadador. Ele ligou para o celular do presidente da Confederação de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes, e deu os parabéns para Cielo logo após a cerimônia de premiação.

Conquistas da natação brasileira em Jogos Olímpicos


Com o inédito ouro, a natação brasileira soma 11 medalhas olímpicas. O país tem agora um ouro, três pratas e sete bronzes. Em Atenas 2004, a natação brasileira não conquistou nenhuma medalha. A última conquista, um bronze, foi em Sydney 2000 no revezamento 4x100m livre masculino. Tetsuo Okamoto garantiu a primeira medalha olímpica brasileira com um bronze nos 1500m livre nas Olimpíadas de Helsinki, em 1953. As mulheres ainda não subiram ao pódio.


Antes mesmo de Pequim, César Cielo já acreditava na possibilidade de garantir a medalha de ouro.

Confira a programação da natação neste sábado



Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: