[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 6 de junho de 2008

'Bienal dos Pobres' vai distribuir livros de graça

Esta é a segunda edição do evento, que terá tendas montadas na Praça da Sé.
Organização tem 10 mil títulos e quer chegar a um milhão de unidades.
Roney Domingos Do G1, em São Paulo

Foto: Roney Domingos/G1
Roney Domingos/G1
ONG tem pelo menos 10 mil livros para entregar na Bienal dos Pobres (Foto: Divulgação)

A ONG Educa São Paulo e o Núcleo de Trabalhos Comunitários (NTC) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo preparam a realização da 2ª Bienal dos Pobres - evento paralelo à 20ª Bienal Internacional do Livro, realizada no Ibirapuera entre 14 e 24 de agosto.

O objetivo da organização da "Bienal dos Pobres" é distribuir livros gratuitamente para a população carente. Coordenador da ONG, o ex-seminarista Devanir Amâncio afirma que já conseguiu 10 mil livros para redistribuir. O objetivo é atingir 1 milhão de unidades.

Além de distribuir os livros nas barracas,a ONG pode acionar uma rede com pelo menos outras 40 entidades, entre escolas, clubes, ONGs e filiais de dioceses católicas espalhadas pela periferia de São Paulo.

A ONG costuma utilizar datas do calendário oficial para expor seu trabalho. Nem o feriado de Finados escapa desta estratégia. No ano passado, sob o rótulo de Biblioteca do Além, a ONG distribuiu 2,3 mil livros na porta do Cemitério São Luís, localizado na periferia da Zona Sul de São Paulo.

Na "Bienal dos Pobres", os livros ficarão expostos em tendas na Praça da Sé e em bairros da periferia de São Paulo. O leitor pode aproximar-se da banca, folhear o livro e, se gostar, basta levar para casa, sem ter de dar explicação a ninguém. “Vamos ter também um mesão, que nós chamamos de banquete, com todos os jornais do dia, revistas semanais e infantis”, afirmou.

Esta é a segunda vez que a ONG Educa São Paulo realiza a bienal. Na edição passada, a prefeitura apreendeu 2 mil livros na Praça da Sé. Devanir acionou o Ministério Público e conseguiu recuperar o material.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: