[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Alerj derruba veto do governador e aprova lei que obriga ensino do xadrez em escolas estaduais do Rio

O Globo Online

RIO - A lei que torna obrigatório o ensino do xadrez em escolas estaduais do Rio de Janeiro foi aprovada na Alerj nesta terça-feira e deve ser publicada nesta quarta-feira, 11 de junho. O projeto de lei, de autoria do deputado estadual Marcelo Simão, havia sido vetado pelo governador Sérgio Cabral, mas os deputados derrubaram o veto do governador.

O deputado autor da lei defende o uso do xadrez nas escolas como uma ferramenta de aprendizado:

"Queremos que nossas escolas sejam capazes de utilizar todos os mecanismos possíveis para melhorar a aprendizagem. O xadrez será um desses instrumentos, já que é um recurso capaz de desenvolver nos jovens a capacidade de concentração, planejamento de ação, raciocínio lógico e memória", afirmou o deputado.

Segundo os estudos já realizados nos Estados Unidos e na Europa, o jogo associa o lazer com o aprimoramento do raciocínio lógico, a tomada de decisão e as atitudes de liderança. Ainda de acordo com o deputado, cada movimento no xadrez requer uma lógica profunda, já que as peças podem ter um valor relativo: há posições em que um cavalo pode valer mais do que uma torre.

"O estudo contínuo de posições de tática e estratégia favorece o pensamento lógico em geral, o que influi bastante sobre os resultados escolares", concluiu Marcelo Simão.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: