[Valid Atom 1.0]

sábado, 10 de maio de 2008

Ponte de 138 metros será inaugurada neste sábado em SP

Os motoristas poderão circular a partir das 11h deste sábado (10) pela ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira, que liga a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Marginal Pinheiros, na Zona Sul de São Paulo. A estrutura, que começou a ser projetada em 2003, deve beneficiar os motoristas que circulam por bairros como Brooklin, Campo Belo e Jabaquara. A ponte tem capacidade para 4 mil veículos por hora em cada sentido, mas, segundo a prefeitura, no início cerca de mil carros devem passar por ela a cada hora.



A ponte permite o acesso direto da Marginal Pinheiros – no sentido Interlagos - à Avenida Jornalista Roberto Marinho. Além disso, o motorista que circula pela avenida poderá acessar os dois sentidos da marginal. A intenção é desafogar o tráfego no cruzamento das avenidas Jornalista Roberto Marinho e Luís Carlos Berrini, além de diminuir o trânsito de veículos sobre a Ponte do Morumbi nos horários de pico.

A estrutura chama a atenção de quem passa por causa, principalmente, da altura do mastro, de 138 metros – o que equivale a um prédio de 46 andares. Ele é a base das duas pontes em X, que são sustentadas por 144 estais (cabos), revestidos em polietileno amarelo, com comprimentos entre 79 e 195 metros.

De acordo com o arquiteto João Valente Filho, responsável pelo projeto de arquitetura e urbanismo, a cor amarela foi escolhida para produzir um efeito. “Eu optei por fazer da cor amarela para criar uma aura de luz em torno do mastro”, explicou. Além disso, a disposição dos estais também permite, de acordo com o arquiteto, visões diferentes dos cabos. “Têm lugares que você vê a geometria, têm lugares que eles se misturam.”

A idéia inicial era a construção de duas pontes comuns, mas os engenheiros consideraram que elas teriam um impacto muito grande no ambiente. “No desenvolvimento do projeto, nós percebemos que, se o tabuleiro fosse em curva, diminuiria o impacto no meio urbano. Ela ocupou muito bem o vazio que tinha no meio do rio e tem uma relação amistosa com o entorno”, disse Valente Filho.

O investimento na obra foi de R$ 233 milhões, de acordo com a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb). A ponte estaiada faz parte da Operação Urbana Água Espraiada. O projeto prevê também o prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho até a Rodovia dos Imigrantes, que liga São Paulo ao litoral, que deve ser concluído até 2010.

Leia introdução de "A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira"

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: