[Valid Atom 1.0]

sábado, 10 de maio de 2008

Após demora, Globo estréia estúdio de vidro em SP

A TV Globo informou que vai estrear nesta segunda-feira (12) o estúdio de vidro no qual serão apresentados os telejornais produzidos em São Paulo. A estréia, inicialmente prevista para 1º de abril, teve que ser adiada, para ajustes de iluminação, já que os vidros refletiam muito a luz do estúdio.

Divulgação/TV Globo
Chico Pinheiro e Carla Vilhena no estúdio de vidro novo da Globo, no SPTV Divulgação/SPTV
Chico Pinheiro e Carla Vilhena fazem teste no novo estúdio de vidro da Globo em SP

O primeiro a utilizar a nova instalação será o "Bom Dia São Paulo". Depois será a vez das duas edições do "SPTV" serem ancoradas do novo estúdio.

A apresentação da previsão do tempo, que antes era feita em estúdio separado, do qual a moça do tempo conversava com o apresentador através de um telão, agora será feita no mesmo estúdio onde os telejornais são apresentados. Isso proporcionará maior interação entre ela e a bancada, diz a Globo.

Ponte ao fundo

O novo espaço tem visão de 180 graus da cidade, que funcionará como cenário na apresentação dos telejornais, informou a emissora. O estúdio dá visão para a marginal Pinheiros. Dele, é possível ver, atrás dos apresentadores, a ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, que é aberta ao tráfego hoje (10).

"O novo estúdio inaugurará também uma nova linguagem na tevê, com a idéia de inserir o jornalismo no dia-a-dia de São Paulo", disse a Globo, em nota, na qual diz ainda que pretende destacar o telejornalismo comunitário.

O novo estúdio tem minigruas e câmeras em alta definição. O sistema de iluminação é automatizado, para controlar a intensidade do calor no ambiente.

A Globo informou que a comunicação entre o estúdio novo e a sala de controle de produção será feita através de fibra ótica, por conta da distância de 800 metros que separa as duas estações de trabalho.

Globo apanha para fazer jornal ao "ar livre"


A Globo está enfrentando dificuldades técnicas para colocar no ar telejornais apresentados de um estúdio de vidro, sobre novo edifício da TV na zona sul de São Paulo, com a marginal Pinheiros ao fundo, informa o colunista da Folha, Daniel Castro, na coluna Outro Canal desta quinta-feira (24).
João Miguel Júnior/TV Globo
Carla Vilhena, William Bonner, Fátima Bernardes e Chico Pinheiro
Câmera atual rejuvenesce Carla Vilhena, Bonner, Chico Pinheiro e Fátima Bernardes

A estréia do estúdio, novo cenário dos dois "SP TV", já foi adiada duas vezes e pode ser transferida novamente. O conteúdo completo da coluna Outro Canal é exclusivo para assinantes UOL e Folha.

Segundo Daniel Castro, inicialmente, a inauguração seria em 1º de abril, com a nova programação. Depois, foi agendada para este sábado, aniversário da Globo. Está marcada para segunda, mas jornalistas já foram alertados que a estréia poderá ser adiada para o dia 5.

O principal problema, segundo a coluna Outro Canal, é com iluminação e com reflexos de imagens no vidro. Como o estúdio é transparente, a iluminação interna tem de ser afinada com a externa. Como os jornais vão ao ar em vários horários, os ajustes têm de ser feitos caso a caso e durante as exibições (uma nuvem passageira tapando o Sol, por exemplo, exige compensações imediatas).

Os testes apresentaram resultados insatisfatórios principalmente no "SP TV" das 12h, informa Daniel Castro. A luz forte do meio-dia interfere na aparência dos apresentadores, cujas falhas na pele ficam ainda mais evidentes, porque serão usadas câmeras de alta definição.

A jornalista Carla Vilhena é a mais insatisfeita. Nos estúdios atuais e na tecnologia convencional, a Globo se serve de um tratamento de câmera que rejuvenesce os apresentadores em até dez anos.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: