[Valid Atom 1.0]

sábado, 10 de maio de 2008

José Aparecido ameaça contar quem mandou fazer dossiê. 'Quero ir para a CPI', diz.


BRASÍLIA e RIO - O secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires, apontado como o responsável pelo vazamento do dossiê com gastos secretos do governo Fernando Henrique, mandou avisar nesta sexta-feira a assessores do Palácio do Planalto e dirigentes petistas que está disposto a prestar depoimento na CPI do Cartão Corporativo. Antes de viajar para Goiânia para tentar esfriar a cabeça, ele fez um desabafo em tom de ameaça de que não será o bode expiatório do escândalo. Acrescentou que está disposto a revelar que a ordem de comando para elaboração do dossiê com objetivo político partiu da secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, principal auxiliar da ministra Dilma Rousseff. É o que mostra reportagem de Gerson Camarotti na edição deste sábado em 'O Globo'.

- Tudo o que eu quero é ir para a CPI - disse Aparecido a amigos.

A ministra Dilma Rousseff prestou depoimento no Senado, esta semana, com a informação confirmada de que Aparecido tinha sido o autor do vazamento.

Para integrantes da cúpula do PT, Aparecido negou com veemência que tenha sido o autor do vazamento das informações sigilosas. Mas voltou a relatar que forneceu dois funcionários da Secretaria de Controle Interno para elaborar o que Dilma chama de banco de dados.

Segundo ele, os funcionários de sua secretaria estranharam o comportamento dos demais servidores da Casa Civil que faziam o mesmo trabalho. Por esse relato, esses servidores reagiam com gargalhadas e comemoração diante de cada nova descoberta sobre gastos curiosos ou exóticos do ex-presidente Fernando Henrique e de sua mulher, dona Ruth Cardoso.

Já naquela ocasião, Aparecido chegou a alertar caciques petistas sobre o que classificou de comportamento "amador" dos funcionários da Casa Civil. Esses relatos circularam pelo Palácio do Planalto, ainda em fevereiro, o que causou grande desconforto no comando da Casa Civil. Desde então, ele alega que passou a sofrer forte perseguição política de Erenice Guerra.

Nesta sexta, a própria Dilma falou por telefone com petistas e assessores do Planalto que têm contato com Aparecido. Nessas conversas, a ministra tentou passar segurança e afirmou que o secretário de Controle Interno não teria munição contra ela. Mesmo assim, Dilma foi alertada de que Aparecido está disposto a chegar muito perto dela, ao atacar diretamente Erenice. Por isso, cresce no Planalto o sentimento de que a secretária-executiva deveria ser sacrificada, apesar da resistência da própria Dilma.

Leia a reportagem completa no Globo Digital (somente para assinantes)

Lula: 'Quem fala a verdade conversa até com o diabo'

Em mais um evento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que ganhou tom de comício, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou nesta sexta-feira, na Bahia, a elogiar o desempenho de Dilma Rousseff, em seu depoimento no Senado, na última quarta-feira. E, ao se referir à pressão exercida pelos senadores de oposição, disse que a ministra poderia ter conversado "até com o diabo", porque estaria falando a verdade sobre o dossiê com gastos do governo Fernando Henrique Cardoso.

- Por isso que levaram a Dilma lá no Senado, porque era preciso questionar, achando que a gente tem medo de debate. Quem fala a verdade conversa até com o diabo sem medo e sai de cabeça erguida - afirmou Lula.

Marisa Serrano vai pôr em votação convocação de Aparecido

A presidente da CPI do Cartão Corporativo, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), quer pôr em votação na próxima semana dois requerimentos de convocação de José Aparecido. A próxima reunião da CPI é na terça-feira. Em nota, a OAB diz que vazamento é crime e que CPI deve exigir investigação.

- Eu vou depender da base do governo, que é amplamante majoritária, e eu espero que na próxima terça a base do governo vote a favor para que a gente conheça melhor esse caso. Será ruim se a base votar contra - disse a senadora em entrevista à rádio CBN.

A senadora vai conversar com o relator, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) para tentar um entendimento. Ela sabe que sem o apoio da base governista não consegue aprovar a convocação. (Leia a íntegra da entrevista de Luiz Sergio)

O relator já admitiu nesta sexta-feira a convocação do secretário, mas defende que seja ouvido também o assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), André Eduardo Fernandes da Silva, que teria recebido o material. Os dois são funcionários do Tribunal de Contas da União (TCU). A partir daí, o dossiê foi repassado à imprensa. O requerimento para convocação de Fernandes foi protocolado nesta sexta pelo petista João Pedro (AM) na CPI. (Leia mais: Dirceu nega ser aliado de Aparecido; Dias nega ter vazado dossiê para a imprensa)

" Acho que é mais um desses aloprados do PT (que elaborou o dossiê). O banco de dados ou dossiê foi feito na Presidência e eles mandaram para um tucano para avisar que tinha coisas contra Fernando Henrique "

Um dos requerimentos é da oposição, e foi apresentado pelos deputados Índio da Costa (DEM-RJ) e Vic Pires (DEM-PA). Outro é da base, assinado pelo deputado Maurício Quintella (PR-AL). Ambos foram apresentados antes de o dossiê vir a público, o que indica que os parlamentares podem ter se motivado apenas por sua funções no controle interno.

Vic Pires disse esperar que seja aprovada a convocação. Na opinião do deputado, esse é o último suspiro para tentar manter a CPI viva. Vic Pires vai representar também um requerimento para convocação o assessor do senador Álvaro Dias. Ao contrário de outros integrantes da oposição, ele não acredita na participação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na elaboração do dossiê.

- Acho que é mais um desses aloprados do PT (que elaborou o dossiê). O banco de dados ou dossiê foi feito na Presidência e eles mandaram para um tucano para avisar que tinha coisas contra Fernando Henrique. Mas o senador Álvaro Dias que é inteligente, transformou o limão em uma limonada.

Noblat: assessor de Álvaro Dias se oferece para ir à CPI

O Blog do Noblat informou na noite de sexta-feira que André Eduardo se ofecereu para depor na CPI:

- Estou pronto para ir depor na CPI do Cartão Corporativo. Espero que me convoquem. Guardo o arquivo com o dossiê sobre despesas do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso que recebi de José Aparecido Nunes Pires. E qualquer perícia poderá comprovar que não adulterei o arquivo - disse André Eduardo.

PF também vai ouvir Aparecido e André Eduardo

Aparecido e André Eduardo serão intimados nos próximos dias pela Polícia Federal. O delegado Sérgio Menezes, que está à frente das investigações, decidiu pedir à 12ª Vara da Justiça Federal autorização para anexar aos autos do inquérito o resultado da sindicância da Casa Civil, onde estariam as provas materiais do vazamento dos dados sobre Fernando Henrique.

Garibaldi: revelação dá novo fôlego à CPI do Cartão

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho- Agência Senado O episódio deu novo fôlego à CPI mista do Cartão Corporativo, na opinião do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho.

- Me parece um fato novo, que precisa ser apurado. Ou apurado pela CPI que está aí ou apurado até mesmo pela própria Polícia Federal, por delegação da CPI ou por iniciativa do governo. O que se faz necessário é apurar.

Depois de ter afirmado na quinta-feira que, com o depoimento da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na Comissão de Infra-Estrutura do Senado, a CPI caminhava para o fim, Garibaldi reconheceu nesta sexta que agora existe um fato novo.

- Eu tive até uma premonição. Quando disse que a CPI poderia marchar para o final, fiz um parênteses e disse a não ser que ocorra um fato novo. Quer dizer, parecia até que eu estava adivinhando.

Leia mais

Dirceu nega que Aparecido seja seu aliado. Dias nega que tenha vazado dossiê para a imprensa

Oposição cobra responsabilidade de Dilma

Leia entrevista com Luiz Sérgio, relator da CPI



Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: