[Valid Atom 1.0]

domingo, 15 de janeiro de 2012

USP tem cem cães para adoção


Categoria: Geral
TIAGO DANTAS
Todos os meses, pelo menos dez cães são abandonados na Cidade Universitária, no Butantã, zona oeste da capital. E o número costuma aumentar entre dezembro e fevereiro. Para evitar que isso aconteça, a Universidade de São Paulo (USP) lançou uma campanha para incentivar a adoção desses cachorros e reduzir o abandono de animais dentro do câmpus.
Atualmente, há cem cães esperando um novo lar no abrigo temporário próximo ao prédio da Coordenadoria do Câmpus, que começou a funcionar como um canil improvisado em 2001. Há bichos de várias raças e tamanhos – alguns deles apresentam deficiência. Dos filhotes aos mais velhos, todos foram largados em algum ponto da Cidade Universitária por seus donos.
Quem anda pelo câmpus pode ver cartazes com as frases “Abandono de animais é crime. Estamos de olho”. Os painéis fazem parte da campanha e lembram os visitantes que praticar abusos e maus-tratos contra bichos pode dar de três meses a um ano de prisão. Funcionários e a Guarda Universitária estão orientados a denunciar à polícia os casos de abandono que flagrarem.
Posse responsável
“A ideia é reduzir ao máximo o abandono”, afirma o engenheiro José Eduardo de Sá Sonnewend, chefe da Divisão de Gestão Socioambiental da Coordenadoria do Câmpus, que cuida do abrigo. “Sabemos que o abandono zero é difícil. Nessa época de férias, é comum a pessoa viajar e como não tem com quem deixar o cachorro, acaba largando em algum lugar. Já encontramos até caixa com ninhadas”, afirma.
Além de ceder o espaço para os animais, a coordenadoria é responsável pela alimentação dos bichos. São consumidos, por dia, cerca de 25 quilos de ração. Acompanhamento veterinário, castração, vacinação e vermifugação – procedimentos pelos quais todos os cães recolhidos na Cidade Universitária precisam passar –, são responsabilidade de voluntários do Programa USP Convive e da ONG Patinhas Online. Como está perto do limite de sua capacidade, o abrigo não recebe doações.
Dois funcionários da coordenadoria tomam conta do canil. A dedicação de Elizabeth Raboczkay é tanta que, no fim da tarde de sexta-feira, mesmo durante suas férias, ela apareceu na USP para limpar a área dos filhotes e dar comida aos bichos. “É muita coisa para fazer. Não dá para ficar longe”, diz. Na hora da adoção, não é só o futuro dono que escolhe o cachorro que mais lhe agrada. Interessados em adotar os cães passam por entrevista. O objetivo da medida é evitar que os bichos sejam devolvidos após alguns meses.
COMO ADOTAR
 Para adotar um cachorro do abrigo provisório da USP, é preciso agendar uma visita pelos telefones 3091-4823 ou 3091-4891. As visitas são marcadas de segunda a sexta-feira das 8h às 16h

; Quem quiser ir ao abrigo no fim de semana, pode marcar a visita pelo email patinhasonline@gmail.com. No site da ONG (www.patinhasonline.com.br) é possível ver as fotos dos cachorros

 No pré-agendamento, o interessado informa o tipo e tamanho de cachorro que mais lhe agrada. Todos são vacinados e limpos

 Após conhecer o animal pessoalmente, o interessado passa por uma entrevista e só leva o cachorro dias depois, para não tomar a decisão por impulso


Exibir mapa ampliado






LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: