[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Reitoria de USP é invadida por grupo de estudantes

02/11/2011 - 01h50


DE SÃO PAULO

Um grupo de estudantes invadiu por volta da 0h desta quarta-feira o prédio da reitoria da USP (Universidade de São Paulo), na Cidade Universitária, zona oeste de São Paulo. A ocupação ocorre após assembleia realizada na noite de ontem (1º), na qual foi decidida a desocupação de um dos prédios da FFLCH (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas).

Ato a favor da PM reúne 300 estudantes no campus da USP
Veja imagens da manifestação em favor da PM
USP vai manter acordo com PM, apesar de pressão de estudantes
Ninguém está acima da lei, diz Alckmin sobre conflito na USP

Em minutos, estudantes com os rostos cobertos com camisas e alguns armados com paus, pedras e cavaletes forçaram o portão da reitoria e invadiram o prédio. Em seguida, gritavam convidando outros para ser juntar em um acampamento montado no saguão central do prédio.

Na rua em frente ao prédio da reitoria os estudantes montaram barricadas com pedras e pedaços de madeira para impedir a aproximação de veículos.

VOTAÇÃO

Por 559 votos favoráveis, a assembleia dos estudantes da USP decidiu que os alunos devem desocupar um dos prédios da FFLCH (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas). Foram 458 votos contrários à saída.

A reunião, que terminou por volta das 23h, lotou o vão do prédio do curso de história, na Cidade Universitária, zona oeste de São Paulo. Os alunos --que debateram por volta de cinco horas-- também decidiram criar um calendário com os novos rumos do movimento. Um novo ato foi marcado para o próximo dia 8.

Os contrários à desocupação alegavam que a saída dos estudantes enfraqueceria o movimento. Já os favoráveis diziam que a ocupação dividia a opinião dos alunos e não poderia ser encarada como moeda de troca com a reitoria.


Cristina Moreno de Castro/Folhapress
Assembleia de estudantes no prédio dos cursos de história e geografia da USP
Assembleia de estudantes no prédio dos cursos de história e geografia da USP

A assembleia começou logo após o término da reunião dos estudantes do curso de história, que defenderam uma Guarda Universitária gerida pelas entidades representativas da USP --DCE, Sintusp e Adusp-- e não pela reitoria.

Foi decidido ainda o repúdio à Polícia Militar e a proposta de que o debate sobre a segurança no campus seja levado a todas as unidades da universidade.

A polêmica envolvendo estudantes e Polícia Militar começou na última quinta-feira, quando três estudantes de geografia foram flagrados com maconha no estacionamento da faculdade. A abordagem desencadeou um confronto entre policiais e alunos, quando estes reagiram contra a prisão dos colegas.

Desde então, alunos ocupavam um prédio administrativo da FFLCH. Os estudantes afirmam que a polícia tem realizado abordagens truculentas e perseguição, até dentro dos prédios.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: