[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

UE reconhece que conflito na Líbia gerará "desafio humanitário"


Bruxelas, 24 ago (EFE).- A União Europeia (UE) reconheceu nesta quarta-feira que o conflito na Líbia gerará um "desafio humanitário", para o qual o bloco europeu se preparou "durante meses" armazenando ajuda, informou a Comissão Europeia em comunicado.

A comissária de Cooperação Internacional, Ajuda Humanitária e Situações de Emergência, Kristalina Georgieva, afirmou que a UE disponibilizou material humanitário em várias áreas do leste do país controladas pelos rebeldes.

Trata-se, principalmente, de material médico que permitirá à Comissão Europeia prestar socorro "mais eficientemente", acrescentou.

"A Europa continuará prestando socorro eficiente e igualitário a todos os líbios que necessitem", afirmou Georgieva.

A Comissão já aprovou o envio de 80 milhões de euros, dos quais 10 milhões estão destinados a ajuda urgente para aliviar as consequências do conflito em Trípoli e nas cidades litorâneas do país.

A Direção-Geral de Ajuda Humanitária e Defesa Civil (Echo) se focará primeiro em dar apoio ao setor médico, especialmente mediante equipes de assistência cirúrgica aos hospitais que estão enfrentando uma grande quantidade de emergências.

Outra das prioridades de Bruxelas é proteger os refugiados e identificar áreas seguras para seu retorno.

A UE é o maior doador do conflito Líbio com uma contribuição total de 150 milhões de euros em ajuda humanitária.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: