[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Rebeldes oferecem US$ 1,6 milhão de recompensa e anistia para quem capturar Gaddafi


Do UOL Notícias
Em São Paulo

O Conselho Nacional de Transição (CNT) ofereceu nesta quarta-feira uma recompensa de 1,6 milhão de dólares pela cabeça do coronel Muammar Gaddafi vivo ou morto.

"O CNT apoia a iniciativa de empresários que estão ofrecendo dois milhões de dinares pela captura de Muammar Gaddafi, vivo ou morto", declarou Mustafa Abdel Jalil em Trípoli.

Nesta quarta-feira (24), o coronel líbio Muammar Gaddafi afirmou que passeou de maneira incógnita por Trípoli e convocou os habitantes a "limpar" a capital dos combatentes rebeldes, em uma mensagem de áudio divulgada pelo canal sírio Arrai.

"Caminhei incógnito, sem que as pessoas me vissem, e observei jovens dispostos a defender a cidade". Mas o ditador não revelou quando fez o "passeio".

"Homenageio estes jovens", completou.

Gaddafi convocou "os habitantes de Trípoli, as tribos, os jovens, os idosos a sair às ruas e limpar Trípoli dos ratos", em uma referência aos rebeldes.

O dirigente líbio já havia afirmado em outra mensagem de áudio, divulgada na terça-feira pelo canal Al-Oruba e no site da Al-Libiya, a emissora de seu filho Seif al-Islam, que saiu do ar, que deixou o quartel-general na capital do país por "razões táticas".

"Bab el-Aziziya não era nada além que um monte de escombros após ter sido bombardeado por 64 mísseis da Otan (desde o início do conflito) e nos retiramos por razões táticas", declarou Gaddafi.

Na mensagem, Gaddafi não faz qualquer referência ao local para onde se retirou.

Já o porta-voz do regime, Mussa Ibrahim, fez um apelo aos "voluntários" e garantiu que mais de 6.500 homens chegaram a Trípoli nas últimas horas para engrossar as fileiras "gaddafistas".

"Os voluntários podem vir à Líbia e nós lhe daremos armas, munição e treinamento", declarou Ibrahim à rede de TV síria Arrai.

"Se os bombardeios prosseguirem, vamos transformar a Líbia em uma fogueira e saberemos proteger os civis dos bandos e da aliança dos cruzados", afirmou o porta-voz.

"As forças armadas líbias detiveram vários comandantes militares dos revolucionários da Otan".

Os rebeldes, apoiados pela Otan, tomaram o controle na terça-feira do quartel-general de Gaddafi em Trípoli, em mais um duro golpe para o regime, mas Gaddafi não foi localizado.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: