[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Ritmo do PAC 1 e 2 no Ceará ainda é lento


Publicado em 11 de agosto de 2011

Clique para AmpliarDuplicação da BR-222 em Caucaia, com entroncamento de acesso ao Porto do Pecém, nem sequer iniciou, e faz parte do pacote de obras da 1ª fase do PAC

VIVIANE PINHEIRO

Apesar de o governo federal apontar, em seu primeiro balanço do PAC 2 (Programa de Aceleração do Desenvolvimento), que 76% das obras no País estão em ritmo adequado, muitos dos empreendimentos reservados ao Ceará seguem em ritmo lento. Vários deles, enquadrados na primeira edição do programa, lançado em 2007 e com previsão de serem concluídos até 2010, ainda não foram entregues. Hoje, a presidente Dilma Rousseff - considerada a "mãe do PAC", à época do governo Lula, quando era ministra-chefe da Casa Civil - visitará empreendimentos no Complexo Industrial e Portuário do Pecém e estará próxima, por exemplo, de uma das ações que não se concluíram do PAC 1: a duplicação da BR-222 em Caucaia, com entroncamento de acesso ao porto. A obra deveria ter sido entregue até 2010, mas ainda sequer iniciou. Segundo aponta o relatório, o projeto está na fase de "ação preparatória".

Ainda na área de infraestrutura, uma outra rodovia federal tem obras incluídas na primeira edição do PAC: a BR-304, que passa por duplicação da ponte sobre o rio Jaguaribe, em Aracati. Esta, entretanto, já está em obras, mas já estourou o seu prazo de entrega. Também no programa, a BR-020 está passando por duplicação do contorno de Fortaleza, contudo, em seu cronograma inicial já se previa a inauguração após 2010.

Resultado oficial

O Ministério do Planejamento ainda não apresentou os resultados por Estado, não sendo possível afirmar a que patamar vai a evolução do conjunto de obras. Também não informa quanto dos R$ 955 bilhões reservados à iniciativa serão destinados ao Ceará. Contudo, alguns dos principais empreendimentos já tiveram status divulgado.

No caso das obras do PAC 2, o Ceará já conta com a primeira intervenção concluída: a barragem Riacho da Serra.

PRAZOS
Atraso afeta iniciativas públicas e privadas

Entre as obras em atraso no Estado, encontram-se investimentos públicos e também privados, incluídos no PAC por contarem com financiamentos federais, como é o caso das térmicas UTE Porto do Pecém II e UTE José de Alencar, ambas localizadas dentro do Cipp. Outras três termelétricas estão incluídas no PAC, mas já previam um prazo de inauguração para após 2010. Duas delas estão em obras, mas a UTE Maracanaú II, como informa o relatório, teve somente a sua fase de licitação concluída.

Entre outros projetos em atraso no Ceará, destaca-se o Metrofor, que já se arrasta por quase 12 anos. O PAC 1 previa que, até 2010, estivessem em funcionamento as linhas Sul e Oeste do metrô, ambas ainda em obras.

A Linha Sul, aponta o relatório, possui 70% das obras concluídas, com previsão de ser entregue no dia 20/12/2012, com dois anos de retardo. O projeto, entretanto, é considerado em ritmo ´adequado´ pelo governo federal. Em obras regionais, também observa-se que o ritmo está aquém do esperado, como é o caso da ferrovia Transnordestina e a transposição das águas do Rio São Francisco. (SS)

Metrofor

70% Das obras na Linha Sul do metrô foram concluídas. A entrega será apenas em 2012

SÉRGIO DE SOUSA
REPÓRTER

diariodonordeste




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: