[Valid Atom 1.0]

domingo, 14 de agosto de 2011

Quatro casais soropositivos aguardam nascimento de filhos saudáveis



Ambulatório de Reprodução Assistida atendeu 150 casais desde abril de 2010

14/08/2011 - 18:10


Quatro casais soropositivos esperam pelo nascimento de filhos saudáveis. As gestações estão sendo acompanhadas pelo Ambulatório de Reprodução Assistida do no Centro de Referência em DST/Aids, da capital paulista.

O ambulatório foi instalado em abril de 2010 pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e já atendeu 150 casais, dos quais 31 estão em fase de tentativa de gravidez.

O serviço, em parceria com o Centro de Reprodução Assistida (Crase) da Faculdade de Medicina do ABC, é destinado a casais soropositivos e sorodiscordantes (em que um dos parceiros, normalmente o homem, é soropositivo). Trata-se do primeiro do gênero com atendimento SUS (Sistema Único de Saúde) do Brasil.

O programa permite aos casais reduzirem ao máximo a chance de transmissão vertical ou mesmo de que ocorra infecção entre os parceiros. Na quase totalidade dos serviços de reprodução assistida no Brasil, o fato de ser portador de HIV é um critério de exclusão dos pacientes.

Nos casos de casais em que ambos são soropositivos, é programada inseminação artificial após a aplicação da técnica de lavagem de esperma. No caso em que o homem é soropositivo e a mulher, não, também é feita a inseminação artificial após a lavagem de esperma. Nos casais em que apenas a mulher é soropositiva é realizada a inseminação artificial.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: