[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Hospital Cristo Redentor oferece cirurgia da mão


Porto Alegre, terça-feira, 16 de agosto de 2011 atualizado às 22h33








Unidade especializada dará atendimento integral aos pacientes do SUS com fraturas e lesões em procedimentos de alta complexidade

O Hospital Cristo Redentor (HCR), que integra o Grupo Hospitalar Conceição, inaugurou na manhã de ontem uma unidade com ênfase em cirurgia da mão. O serviço é totalmente gratuito através do Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é tratar os pacientes com lesões graves em procedimentos de alta complexidade. Problemas como fraturas, lesões neurológicas, tendinosas, cutâneas e danos vasculares serão resolvidos em uma única cirurgia, agilizando e qualificando o atendimento.

O médico traumatologista e especialista em cirurgia da mão Carlos Francisco Jungblut destacou o grande número de acidentes que envolvem a mão e o punho, diariamente, no País. “Com frequência recebemos pacientes com fratura nas mãos, principalmente, vítimas de acidente de trabalho. Muitos deles são jovens”, informa Jungblut. De acordo com a Previdência Social, em 2009, o ferimento em mão e punho registrou o maior índice em acidentes de trabalho, com 76.627 ocorrências. Em segundo lugar, vem a fratura em mão e punho, com cerca de 46 mil casos no País.

Pelo menos 20 cirurgias de mão poderão ser feitas por mês no local. A unidade conta com dois médicos traumatologistas, dois terapeutas de mão e mais a equipe de enfermagem. O setor oferece cinco leitos para internação dos pacientes mais graves. Inicialmente, serão beneficiados pacientes internados no Cristo Redentor, mas há a expectativa de expansão do serviço. Como apoio à unidade, há o Centro de Reabilitação Física do hospital, com equipe treinada em terapia de mão, confeccionando órteses e promovendo reabilitação especializada para os pacientes.

A criação da unidade dentro do HCR era uma necessidade, conforme Jungblut. “Nossa ideia é, a partir da análise dos resultados obtidos nos atendimentos aqui no centro, ampliar o número de consultas e leitos para essa demanda”, antecipa o especialista. Ele destaca ainda o ganho de tempo a partir do trabalho especializado. “Manter uma equipe especializada melhora ainda mais o cuidado com cada caso específico, reduzindo até mesmo o tempo de internação e de afastamento do trabalhador das suas atividades”, acrescenta.

O HCR está passando por um processo de reformulação em sua estrutura física. “A tendência é de que, a partir da ampliação no número de salas, ocorra um aumento no número de atendimentos”, informa Jungblut. “Todo paciente que possui um problema eletivo deve procurar um posto de saúde e, caso haja a necessidade, ele será encaminhado para o hospital”, explica o médico sobre o procedimento de consulta na unidade.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: