[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ex-presidente Lula receberá título da UFPB


PDF E-mail

Ter, 02 de Agosto de 2011 17:35
lula-da-silvaO título de “Doutor Honoris Causa” é a maior distinção que uma universidade pode atribuir a alguém. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por maioria dos seus membros do Conselho Universitário (Consuni), decidiu homenagear o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva com a outorga do título pela contribuição no processo de expansão e modernização de grande porte das atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFPB e outras Instituições Federais de Ensino Superior.
Esse processo foi iniciado em 2005 com o Programa de Interiorização do Ensino Superior e complementado e aperfeiçoado, a partir de 2007, com o Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades (REUNI).

A concessão do título foi proposta ao Consuni pelo próprio reitor, professor do Departamento de Economia Rômulo Soares Polari, que presidirá a solenidade de entrega, ao lado da vice-reitora, professora Yara Matos. O relator do processo do título de Doutor Honoris Causa a Lula foi o conselheiro Eduardo Rabenhrost.

Segundo o reitor, em documento enviado ao chefe do Departamento de Economia professor Ivan Targino, a homenagem se justifica pelos relevantes serviços prestados pelo presidente Lula no período de 2003 a 2010 como gestor público e que foram fundamentais às realizações significativas do governo que presidiu, especialmente para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, para o novo papel do Estado no mundo econômico, para o Sistema Nacional das Instituições de Ensino Superior e para o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.

A UFPB está mais do que duplicando a sua dimensão acadêmica de 2005 para 2011. É o seu maior processo de expansão e reestruturação, desde a sua criação, em 1955. No ensino de graduação, o número de cursos aumentou de 50 para 104, as vagas para novos integrantes passaram de 3.700 para 8.100 e o número de alunos matriculados de 18.759 para 29.629.A solenidade de entrega do título ainda não foi marcada e vai depender da agenda do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.

No ensino de pós-graduação, o número de cursos de mestrado aumentou de 32 para 50 e o de cursos de doutorado de 12 para 28. O número de alunos de mestrado aumentou de 1.414 para 2.993 e o de alunos de doutorado de 470 para 1.290.

A melhoria acadêmica da UFPB é incontestável. Nas avaliações do ensino superior, o MEC utiliza o IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição), que vai de 1 a 5. No Nordeste, somente as UFPB, UFCG, UFPE, UFCE, UFPB e UFRN têm IGC igual a 4.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: