[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Em 2009, como ministro, Paulo Bernardo usou avião de empresário e diz que prefeitura providenciou transporte

Em 2009, como ministro, Paulo Bernardo usou avião de empresário e diz que prefeitura providenciou transporte

25/08 às 23h19 Marcus Vinicius Gomes, especial para O Globo (opais@oglobo.com.br)

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ao lado do líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza - Foto de Aílton de Freitas

CURITIBA - Vídeo disponível no YouTube mostra que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, utilizou um avião particular de pequeno porte para o deslocamento dele e de sua equipe, em 11 de dezembro de 2009, durante lançamento de programa do governo federal, em Guarapuava, no sudoeste do Paraná. Então ministro do Planejamento do governo Lula, Paulo Bernardo pousou no aeroporto a bordo de um avião Seneca prefixo PT-WTS, com capacidade para cinco lugares. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), disponível no portal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave é particular e pertence a Roque Veviurka, dono da Bravex, empresa ligada ao agronegócio e à construção de imóveis de luxo, e responsável também pela obra do Shopping Guarapuava. Também figura como proprietário da aeronave o procurador-geral do município, Luciano Alves Batista.

NO YOUTUBEVídeo mostra que ministro Paulo Bernardo utilizou avião

INFOGRÁFICO: Relembre os escândalos do governo Dilma

EXPLICAÇÕES: PT apoia ida de Paulo Bernardo ao Congresso para falar de uso de aviões

Em julho de 2009, mesmo ano em que Paulo Bernardo viajou a bordo do avião, a Bravex promoveu, em Guarapuava, o primeiro Campeonato Brasileiro de Rally Aéreo. No cartaz promocional, a aeronave com o prefixo PT-WTS aparece com destaque, como também a logomarca do Banco do Brasil, um dos patrocinadores do rally. Veviurka era o diretor de prova e utilizou o avião Seneca para acompanhar as etapas da competição.

No vídeo que registra a chegada de Paulo Bernardo a Guarapuava, a marca Rallyair, que identifica o site em que Veviurka promove a competição aérea, aparece impressa na fuselagem do avião.

Em entrevista por telefone, o empresário confirmou ser dono do avião, adquirido no final de 2008, mas negou ter conhecimento do uso da aeronave para levar o ministro:

- Não sei de nada disso, vou me informar com o piloto, mas nós não fazemos fretamento de avião.

Depois de tomar ciência do conteúdo da reportagem, no entanto, o empresário negou-se a informar o sobrenome do outro proprietário do Seneca e disse que só falaria sobre o assunto após consultar outros setores da empresa.

Paulo Bernardo esteve em Guarapuava em 2009 para participar da entrega a famílias carentes de 500 lotes pertencentes ao governo federal. Em cima de um palanque em que se destacava uma faixa de boas-vindas, Bernardo desejou um "feliz 2010" aos moradores e imprimiu tom de campanha a seu discurso, promovendo a parceria do governo Lula com o prefeito do município Fernando Ribas Carli (PP) e acenando com a possibilidade da liberação de recursos do Ministério do Planejamento para a pavimentação do bairro.

A viagem do ministro em avião privado está em desacordo com o artigo 7 do Código de Ética da Alta Administração Federal, do âmbito do Poder Executivo, que prevê que a "autoridade pública não poderá receber salário ou qualquer remuneração de fonte privada em desacordo com a lei, nem receber transporte, hospedagem ou quaisquer favores de particulares de forma a permitir situação que possa gerar dúvida sobre sua probidade ou honorabilidade".

Por meio da assessoria do Ministério das Comunicações, Paulo Bernardo informou que não tinha conhecimento de que o avião usado para o transporte dele e de sua equipe, em dezembro de 2009, era de propriedade particular.

O ministro informou ainda que utilizou-se da aeronave na condição de convidado da prefeitura de Guarapuava que, na época, se responsabilizou por providenciar o transporte.

"O ministro usou a aeronave na condição de convidado da Prefeitura de Guarapuava, que viabilizou seu transporte naquela sexta-feira para acompanhar o evento de finalização da regularização fundiária do Jardim Paz e Bem, que se procedeu em área da União. Lembro que as áreas da União são responsabilidade da Secretaria de Patrimônio da União, do Ministério do Planejamento", diz a nota da assessoria do ministro.

Indagado sobre sua relação com o empresário Roque Veviurka, o ministro afirmou que não o conhece nem tampouco sabia que ele era proprietário da aeronave em que viajou.

O trajeto, segundo a assessoria do ministro, teria sido o do aeroporto de Bachacheri, em Curitiba, até Guarapuava, a 259 quilômetros da capital paranaense.

Luciano Alves Batista, outro dos proprietários do avião Seneca prefixo PT-WTS, foi procurado pelo GLOBO na prefeitura municipal de Guarapuava, mas até o fechamento desta edição não havia retornado os recados.

Viagens de políticos em aviões particulares entraram no centro do debate nas últimas semanas. O ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi admitiu, em meio a uma série de denúncias na pasta, que utilizava um avião de uma empresa que dependia da autorização do ministério para vender seus produtos.

Depois de negar várias vezes, Paulo Bernardo também reconheceu que pode ter se utilizado do avião King Air PR-AJT, da Construtora Sanches Tripoloni, para viagens ao interior do Paraná, onde mantém sua base eleitoral, sem que atentasse para isso. A Sanches Tripoloni foi beneficiada, no fim do governo Lula, com a inclusão da obra do Contorno Norte de Maringá no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), o que a livrou da dependência de emendas parlamentares. A empreiteira também doou R$ 510 mil para a campanha da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), mulher de Paulo Bernardo, ao Senado no ano passado.


PT apoia ida de Paulo Bernardo ao Congresso para falar de uso de aviões

Publicada em 24/08/2011 às 23h33m

Adriana Vasconcelos (adrianav@bsb.oglobo.com.br) e Gerson Camarotti (gcamarotti@bsb.oglobo.com.br)

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, está abatida por conta das denúncias envolvendo seu nome e o do seu marido, o ministro Paulo Bernardo, das Comunicações - Foto de Gustavo Miranda

BRASÍLIA - Por determinação da presidente Dilma Rousseff, que quer ver esclarecidas as denúncias sobre suposto uso de jatinhos da empreiteira Sanches Tripoloni pelo ministro das Comunicações , o PT anunciou nesta quarta-feira que apoiará a ida de Paulo Bernardo, e qualquer ministro que precise se explicar, ao Senado ou à Câmara. Após ser bombardeado na Câmara pela oposição sobre a denúncia na terça-feira, Paulo Bernardo deverá voltar a se explicar, desta vez na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado. A audiência foi marcada para a próxima quarta-feira.

O convite a Paulo Bernardo partiu do presidente da CCT, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), e surpreendeu a cúpula peemedebista. Isso porque, no jantar de terça-feira com Dilma no Jaburu , dirigentes do PMDB teriam decidido colocar freio nas convocações de ministros. A avaliação feita é que esse seria um dos fatores que estariam alimentando a crise política deflagrada pela faxina ética pelo governo, que teve início no Ministério dos Transportes.

Convite a ministro passou despercebido por petistas

A votação do convite a Paulo Bernardo passou despercebida para os petistas presentes na reunião da CCT. De qualquer forma, em reunião da bancada, na véspera, os senadores petistas já haviam acertado que não se oporiam a convites dirigidos a qualquer ministro.

- Existe uma determinação da presidente de que todos os convites da Câmara e do Senado devem ser atendidos pelos ministros. Assim, ele (Paulo Bernardo) virá, pois já havia esse pedido para tratar do Plano Nacional de Banda Larga. Mas, se tiver de tratar de outros assuntos, ele não se furtará (disso) - adiantou o líder do PT, senador Humberto Costa (PE).

O governo quer que Paulo Bernardo rebata todas as acusações que pesam contra ele, desde a crise do Dnit. No núcleo palaciano, a avaliação é que Paulo Bernardo se transformou num alvo, principalmente com o objetivo de atingir a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Segundo um colega de governo, a ministra Gleisi "está abatida" com essa especulação, quando ela precisa se concentrar nas questões de governo.

Além disso, há um temor com a possibilidade de o ministro das Comunicações ser atacado por aliados no Congresso, que estão insatisfeitos e ameaçam dar um troco no PT, especialmente representantes de PR e PMDB. Ele aproveitaria para falar dos aditivos de obras do Ministério dos Transportes, quando era ministro do Planejamento do governo Lula. Em depoimento na Câmara e no Senado, o ex-diretor geral do Dnit Luiz Antonio Pagot negou qualquer irregularidade nas solicitações de Paulo Bernardo.

Integrante do chamado G-8, grupo de senadores independentes da bancada peemedebista, Eduardo Braga justificou sua iniciativa com o argumento de que o convite havia sido formulado para que Paulo Bernardo fale especificamente do Plano de Banda Larga e das repercussões da aprovação do projeto de lei que unifica as regras do mercado de TV por assinatura, que abre o segmento para empresas de telefonia e elimina parte das restrições de participação de capital estrangeiro.

- Foi tudo combinado com o próprio ministro - assegurou Braga.

Gleisi: "Gastos estão na prestação de contas"

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, encaminhou nesta quarta-feira ao GLOBO a seguinte carta: "Em relação à matéria 'Aeronave não consta de declarações', esclareço que não contratei jato em minha campanha eleitoral. O contrato para deslocamento aéreo incluía uma aeronave Seneca, que, mais tarde, foi substituída por um Cheyenne. O custo da hora/voo desses aviões é muito inferior ao custo dos jatos, como o tipo Learjet. Fiz muitos deslocamentos de carro e partilhei viagens com os outros candidatos majoritários da coligação". Na nota, a ministra reitera que sua campanha não se utilizou de aeronave da empresa Tripoloni.

"Todos os meus gastos de campanha estão na prestação de contas enviada à Justiça Eleitoral, que a aprovou sem ressalvas", escreveu a ministra Gleisi.



© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: