[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dnit empregou filha de superintendente da Valec, diz jornal




O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) empregou até quinta-feira a filha de Oswaldo de Almeida Simões Júnior, superintendente de Administração da Valec, estatal responsável pelas ferrovias. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo. Patrícia Merola Simões era funcionária terceirizada e, segundo o Dnit, foi retirada do órgão, o que teria ocorrido após o jornal pedir informações sobre o caso. Ela era secretária na assessoria parlamentar do órgão, onde, segundo o Dnit, "atendia telefonemas e recebia pessoas", assessorando o irmão do senador Magno Malta (PR-ES), Maurício Pereira Malta, que chefia o setor.

Em um primeiro contato com a reportagem, o Dnit teria tratado Patrícia como "funcionária terceirizada, de nível médio, com um salário bruto de R$ 1.800". Um dia depois, no entanto, a autarquia teria afirmado que a ouvidora "terminou nesta semana uma sindicância iniciada há 30 dias e recomendou à Diretoria de Administração e Finanças a devolução da funcionária à empresa, o que já foi feito". O pai de Patrícia é superintendente da Valec desde 2005, aliado de Mauro Barbosa, diretor-geral do Dnit exonerado após a revelação de esquemas de cobrança de propina no órgão. Patrícia se comunicava com diretores de empresas contratadas, sendo que teria recebido convites para jantar com o diretor da Camter Construções e Empreendimentos, em ocasião em que ele viajava a Brasília para conversar, no Dnit, com Frederico Augusto Dias, apadrinhado do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), que também era terceirizado no órgão e estaria "dando uma força para a Camter", nas palavras do diretor. Em 2010, a construtora recebeu R$ 37,8 milhões do Dnit para obras em rodovias de Goiás, Rio de Janeiro e Ceará.





VALEC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.
Abreviações VALEC
Área de operação Maranhão, Tocantins e Goiás
Tempo de operação 1972–Presente
Antecessora -
Sucessora -
Bitola 1600 (larga) mm
Frota 00 locomotivas
Sede Brasília, DF, Brasil

A VALEC-Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. é uma empresa pública, sob a forma de sociedade por ações, controlada pela União através do Ministério dos Transportes, conforme texto da Lei 11.772/2008.

Índice

[esconder]

[editar] Objetivos

Cabe à VALEC o planejamento econômico e administrativo de engenharia de uma estrada de ferro; sua construção, operação, exploração e sistemas de interligação com outras modalidades de transportes; implantação e operação de sistemas de armazenagem, transferência e manuseio de produtos e bens a serem transportados; elaboração de estudos de viabilidade para a expansão da malha ferroviária.

Como empresa pública, a VALEC pode receber da Administração Federal todos os encargos que estejam de acordo com suas atribuições.

[editar] Concessões

A VALEC tem concessão para a construção da Ferrovia Norte-Sul, cujo traçado, com extensão aproximada de 3.100 km, é iniciará em Belém, no Pará, e seguirá até o município de Panorama, em São Paulo.

A VALEC detém também as concessões das ferrovias:

[editar] Ferrovia Norte-Sul

A VALEC subconcedeu em dezembro de 2007 a operação da Ferrovia Norte-Sul para a VALE por um período de 30 anos.

[editar] Transporte de passageiros

Está sobre responsabilidade da VALEC os estudos da construção dos trens de alta velocidade que ligarão as cidade de São Paulo - Rio de Janeiro - Campinas, e Belo Horizonte - São Paulo - Curitiba

[editar] Referências

[Expandir]
Bandeira do Brasil Empresas estatais do Brasil


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: