[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Dirceu rebate FH: "Oposição não tem projeto alternativo para o país"

Plantão | Publicada em 11/07/2011 às 19h59m

Silvia Amorim (silvia.amorim@sp.oglobo.com.br)

SÃO PAULO. Em artigo a ser publicado este mês na revista Interesse Nacional, o ex-ministro José Dirceu diz que o PSDB dedica-se a criticar o PT e o governo Lula porque não tem um projeto alternativo para apresentar ao país. Ele defende que o partido não tem moral para cobrar avanços em setores como o de infraestrutura, porque sucatearam o Estado, e considera natural "choques internos" entre aliados do governo.

O texto é uma resposta do petista a um artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na edição de abril da mesma publicação. O trecho mais comentado do texto do tucano foi aquele em que ele sugere ao PSDB uma aproximação com a classe média em vez de investir no "povão". Mas, o artigo também trouxe críticas ao PT e à gestão Lula.

Três meses depois, a resposta de Dirceu veio em tom bastante duro. "A acusação insustentável de que abandonamos nossa ideologia só pode partir daqueles que, hoje, encontram-se órfãos de um projeto alternativo a apresentar ao país e, por isso, sentem-se compelidos a acusar", escreveu Dirceu.

Entre as principais críticas respondidas pelo ex-ministro estão a de loteamento político do governo e falta de investimentos em setores estratégicos para o desenvolvimento do país como o de infraestrutura. Em defesa do "nosso governo", é como ele se refere aos governos Lula e Dilma, o petista diz que a oposição confunde loteamento político com uso de critérios técnicos e políticos no preenchimento de cargos.

"Não se pode atrair para funções-chave na administração pública pessoas alheias ou contrárias ao rumo maior de um governo. Isso acontece em todas as democracias do mundo e não há quem estranhe ou faça acusações de loteamento de cargos", alega.

Para desqualificar as acusações de poucos avanços em infraestrutura, o ex-ministro cita o apagão energético ocorrido no governo FH.

"O ex-presidente parece cobrar por suas próprias (in)ações, que têm no inédito, duradouro e prejudicial 'apagão' de geração de energia seu ápice", diz o artigo.

Em uma segunda parte do texto, Dirceu faz uma análise do governo petista. Uma das avaliações dele é que tensões com aliados de governo são naturais numa democracia.

"Aos olhos das velhas elites, sempre apoiadas pelos grandes grupos de mídia e acostumadas ao padrão autoritário, a existência de tensões era um distúrbio. No entanto, não sabiam que eram exatamente o oposto, a expressão saudável do jogo político", defendeu.

Dirceu afirma que a oposição tem uma "compreensão estanque" da política ao criticar essas crises e prevê que "choques internos", especialmente entre PT e PMDB, vão continuar. O texto foi escrito por Dirceu antes do escândalo de corrupção no Ministério dos Transportes envolvendo o aliado PR.

A assessoria de FH informou que ele está em férias e que não se manifestaria sobre o artigo. O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra, também não comentou o texto, alegando não ter visto a íntegra dele.


© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: