[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Dilma busca 'agenda positiva' no PR para fugir de escândalos em Brasilia



FRANCISCO BELTRÃO (PR). A presidente Dilma Rousseff lança amanhã o Plano Safra de Agricultura Familiar 2011/2012 em Francisco Beltrão, município da região Sudoeste do Paraná. É a primeira vez que Dilma visita o estado depois de tomar posse. A região também é considerada berço eleitoral da petista e reduto da nova ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que vai acompanhar a presidente na viagem. No segundo turno das eleições presidenciais, em 2010, Dilma bateu o tucano José Serra em todos os 37 municípios do Sudoeste do Paraná. Só em Francisco Beltrão, cidade com 56.030 eleitores, Dilma obteve 25.698 votos ou 45,8% do total, no segundo turno. O evento no sudoeste do Paraná é tido como importante para a presidente fugir da crise política que perdura há várias semanas em Brasilia.

A necessidade de ter uma "agenda positiva" hoje é destacada por fontes do governo na região. Ontem, a assessoria da presidência confirmou que a presidente deveria pernoitar em Chapecó, no Oeste Catarinense, e seguir, de helicóptero, na manhã desta terça-feira para Francisco Beltrão. Há duas semanas, o mau tempo obrigou a presidente a cancelar o evento, marcado para 1º de julho. Para não correr riscos, os ministros Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) teriam aconselhado a presidente a embarcar de Brasília para Chapecó no dia anterior.

O evento está marcado para as 11h da manhã no Centro de Eventos do Parque Jayme Canet Júnior no bairro Miniguaçu. O governador do Paraná, Beto Richa também confirmou presença.

Em busca da salvaguarda política, Dilma encarregou Gleisi Hoffmann de garantir o lançamento do Plano Safra sob quaisquer condições climáticas. A região está sob influência política da ministra petista, que visita o Paraná pela primeira vez na condição de chefe da Casa Civil, e também do seu marido, o ministro Paulo Bernardo (Planejamento). Previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) prevê tempo bom na região, com nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas na parte da tarde.

Para recepcionar a presidente, foram espalhados cerca de 50 outdoors nas ruas da cidade: 15 foram encomendados pela prefeitura, 20 pela Cresol - cooperativas de crédito rural - e os demais por entidades de classe e associações de comércio.

Esta é a primeira vez nos governos petistas que o Plano Safra é lançado fora de Brasília. Em 2005, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o então ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto (PT), chegaram a planejar o lançamento do pacote agrícola na cidade de gaúcha de Santa Rosa, mas o mau tempo impediu o desembarque no local e a solenidade foi transferida.

O Plano Safra prevê o investimento de R$ 16 bilhões do governo federal para as operação de custeio e investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Segundo Arnoldo de Campos, diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a escolha do município de Francisco Beltrão para o lançamento do Plano Safra é simbólica.

- Há 20 mil agricultores familiares no município e 302 mil no Sudoeste do estado. Foi em Francisco Beltrão que nasceu o Pronaf, o cooperativismo de produção e a agroindústria familiar. Por isso a importância da região para o desenvolvimento agrário do país - disse Arnoldo de Campos.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: