[Valid Atom 1.0]

domingo, 26 de junho de 2011

Zelayistas formam "Frente Ampla" para eleições de 2013


TEGUCIGALPA — O ex-presidente de Honduras, Manuel Zelaya, e mais de 1.500 membros dos 18 departamentos do país criaram neste domingo, em um plenário aberto, a Frente Ampla de Resistência Popular (FARP, esquerda) para participar das eleições de 2013.

"Foi aprovada por unanimidade a Frente Ampla de Resistência Popular", disse o ex-presidente na cerimônia realizada pela Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP), criada em 28 de junho de 2009 após a queda de Zelaya por um golpe de estado.

A instalação do plenário estava enfeitada com cartazes com imagens de presidentes da América Lartina, como de Cuba Raúl Castro e seu irmão, Fidel, do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e de sua sucessora, Dilma Rousseff, assim como do presidente da Bolívia, Evo Morales e da Venezuela, Hugo Chávez, além de outros.

Segundo Zelaya, a Frente Ampla será uma instância de luta popular e não fará desaparecer a FNRP, que surgiu para lutar pelo regresso ao governo de Zelaya, que chegou a exilar-se na Costa Rica.

Zelaya retornou a Honduras no dia 28 de maio, após um acordo firmado com o presidente Porfirio Lobo, que assumiu no dia 27 de janeiro de 2010, após ganhar as eleições de novembro de 2009.

A firmação do acordo, com a mediação de Colômbia e Venezuela, permitiu o reingresso de Honduras à Organização de Estados Americanos (OEA), da qual o país havia sido suspenso em represália pelo golpe.

O acordo, subscrito em Cartagena de Indias, Colômbia, em 22 de maio, compromete o governo de Lobo a facilitar a inscrição eleitoral da Frente.

Caso Zelaya não possa ser candidato em 2013, porque a constituição de Honduras proíbe a repetição de mandato, a candidata da FARP será sua esposa, Xiomara Castro.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: