[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PSOL entra com representação contra o deputado Bolsonaro


Publicidade

LARISSA GUIMARÃES
DE BRASÍLIA

O PSOL entrou nesta quarta-feira com uma representação contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) por quebra de decoro parlamentar. De acordo com o partido, o parlamentar "ofendeu moralmente" a senadora Marinor Brito (PSOL-PA).


Na última quinta-feira, Bolsonaro e Marinor trocaram insultos no Senado após o adiamento da votação do projeto contra a homofobia.

Relatora do projeto, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) concedia entrevista a emissoras de TV quando Bolsonaro se postou atrás da petista com panfletos "antigays" nas mãos, junto a outros deputados. Aos gritos, Marinor tentou tirar o grupo.

"Além disso, o deputado tem, em pronunciamentos na Câmara e em declarações à imprensa, propagado o preconceito e a violência contra a comunidade LGBT [lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros]", declarou o PSOL, em nota.


Márcia Kalume - 12.mai.11/Agência Senado
Senadora Marinor Brito e deputado Jair Bolsonaro discutem durante reunião na Comissão de Direitos Humanos
Senadora Marinor Brito e deputado Jair Bolsonaro discutem durante reunião na Comissão de Direitos Humanos

Bolsonaro já responde a quatro processos por conta de um episódio que envolveu a cantora Preta Gil. Há dois meses, Preta Gil perguntou ao deputado como ele reagiria se seu filho se apaixonasse por uma negra. A pergunta foi feita para o programa "CQC", da TV Bandeirantes.

O parlamentar respondeu: "Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu."

Bolsonaro disse, depois, que pensou que a pergunta se referisse a um relacionamento gay.


Senador critica proposta de distribuição de kit contra homofobia

Publicidade

RODRIGO VARGAS
DE CUIABÁ

O senador Magno Malta (PR-ES) criticou a proposta que prevê a distribuição de um kit contra a homofobia nas escolas públicas e disse que o Ministério da Educação está criando "escolas preparatórias de homossexuais".


A afirmação foi feita na segunda-feira (16) em discurso na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, durante uma audiência pública sobre o combate à pedofilia.

"Estão preparando um kitzinho para meninos a partir de seis anos de idade. Um filmete ensinando a beijar na boca, ensinando as crianças a se relacionar sexualmente", disse o senador.

Segundo ele, a iniciativa é capitaneada "por uma minoria barulhenta, apoiada por parte da mídia". "As nossas escolas se tornarão escolas preparatórias de homossexuais. Os nossos pequenos estarão na academia da homossexualidade."

No discurso, o senador usou o mesmo tom para criticar o projeto de lei que criminaliza a homofobia. Para Malta, a proposta é "uma tentativa de criar um império homossexual no Brasil. Uma casta, diferenciada, que pode tudo enquanto a sociedade não pode nada."

"Eles querem o que o índio, o negro, o idoso e o portador de deficiência não têm. E ninguém fez opção para ser índio, negro, portador de deficiência, idoso. Mas eles fizeram opção", disse.

Em outro trecho, ao se referir às iniciativas de combate a drogas como o crack, definiu o Brasil como "um país de hipócritas, de bêbados".

Procurada, a assessoria do MEC disse que o kit de combate à homofobia ainda está em análise, mas destina-se a alunos do ensino médio, com mais de 14 anos.


Profissionais denunciam negligência em centro psiquiátrico em AM

Publicidade

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

Em evento do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, professores e médicos denunciaram nesta quarta-feira negligência na higiene, alimentação e tratamento de 41 pacientes internados no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, administrado pela Secretaria de Saúde do Amazonas, em Manaus.

Nos últimos seis meses, cinco pacientes morreram, segundo o informativo lançado pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas) e pela ONG Isat (Instituto Silvério de Almeida Tundis), que realiza projetos de resgate da cidadania dos pacientes.

Segundo a psiquiatra e professora da Ufam Ermelinda Salém, o hospital informou que as mortes foram causadas por doenças do coração.

O caso está sendo acompanhado pelo Ministério Público Estadual. "Alguma coisa está errada, porque são pessoas idosas que necessitam de cuidados especiais", afirmou.

A médica disse que profissionais que acompanham os pacientes --que têm entre 40 e 80 anos-- relataram abandono dos internos, perda de peso, doenças como dermatites e hepatite e perda de dentição.

"São pessoas que a família abandonou. A instituição continua sendo um manicômio", afirmou.

A lei da reforma psiquiátrica, que mudou a forma de atendimento ao doente mental no país, completou dez anos neste ano. O Ministério da Saúde implantou uma rede de tratamentos alternativos, como os Caps (Centros de Assistência Psicossocial), e residências terapêuticas, que abrigam doentes que passaram por hospitais psiquiátricos.

Em Manaus, as residências terapêuticas não existem. "O Amazonas é o último Estado a dar os primeiros passos para a reforma psiquiátrica", disse Ermelinda Salém.

A Secretaria Estadual de Saúde disse que não recebeu notificações sobre as denúncias da Ufam e da ONG Isat e que as residências terapêuticas estão em fase de projeto. Quanto às mortes dos pacientes e à acusação de negligência, a assessoria informou que a praxe é abrir um procedimento administrativo para apurar as denúncias.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: