[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Alckmin confirma nova estação do metrô de SP na rua Sergipe, em Higienópolis


Do UOL Notícias
Em São Paulo



Manifestantes fecham rua em Higienópolis (SP) no "Churrascão da Gente Diferenciada"

Foto 3 de 26 - Cerca de 300 pessoas fecharam a avenida Higienópolis nesta tarde (14), em frente ao shopping Pátio Higienópolis, zona central da capital paulista, em protesto batizado de "Churrascão da Gente Diferenciada" contra a desistência do governo de São Paulo de construir uma estação de metrô na avenida Angélica Mais Alex Almeida/UOL

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que "já está decidido" qual será o local da nova estação do metrô no bairro de Higienópolis, no centro de São Paulo. Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo desta quarta-feira (16), ela ficará na rua Sergipe e não será grandiosa, como são as de Pinheiros e da Vila Prudente, por exemplo. Como ela não terá interconexão com trem e ônibus, será construída em moldes mais modestos, como os da avenida Paulista.

Na semana passada, a decisão do Metrô de São Paulo de desistir da construção de uma estação do coletivo na avenida Angélica, na esquina com a rua Sergipe, provocou uma onda de protestos virtuais e levou cerca de 600 pessoas, segundo a Polícia Militar, a se manifestar pelas ruas do bairro no último sábado (14).

O nome da manifestação "Churrascão da Gente Diferenciada" surgiu após uma declaração de uma moradora de Higienópolis em entrevista à Folha de S.Paulo. “Eu não uso metrô e não usaria. Isso vai acabar com a tradição do bairro. Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações do metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada…”

Uma associação de moradores de Higienópolis recolheu 3.500 assinaturas contra a estação na Angélica e disseram temer a chegada de camelôs e outros problemas à região. O movimento teria motivado a mudança de local da estação. O Metrô alegou critérios técnicos para a alteração, mas agora o governo confirmou que a polêmica estação ficará mesmo no bairro.

O projeto de construir uma estação no Pacaembu foi abandonado porque a demanda era baixa (17 mil passageiros por dia). Na Angélica seriam 25 mil passageiros dia.

Na segunda-feira, o governo já havia confirmado que a estação Higienópolis/Faap ficaria no bairro nobre, mas a localização exata ainda não estava definida. Tudo indicava que a parada seria na rua Sergipe, em uma faixa de cerca de 100 metros entre a avenida Angélica e a rua Ceará.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: