[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Claudia Abreu no papel de mãe


Neste Dia das Mães, grávida do quarto filho, atriz não contém a felicidade e assume que esse é seu papel mais importante

POR BEATRIZ MOTA

Rio - Não tem essa. As mães não são todas iguais: há aquelas que realmente têm vocação. Com três filhos pequenos (Maria, 10 anos; Felipa, 4; e José Joaquim, 10 meses), Claudia Abreu, 40 anos, está grávida pela quarta vez. Não é loucura. Nem coragem. É a atriz fechando as cortinas para desempenhar dentro de casa o seu melhor papel.

“Esse quarto filho foi totalmente surpresa. Tive um choque. Mas agora é alegria total. Porque, pensando bem, tem tudo a ver comigo. Acho que é um prêmio pelo serviço prestado nos últimos anos”, reflete Claudia, aos três meses e meio de gestação. “Eu passei mal até agora, mas no terceiro mês já ficou melhor”, relata.

Foto: João Laet / Agência O Dia
'Eu saio de casa arrastando corrente e aos prantos quando sei que eles estão precisando de mim' | Foto: João Laet / Agência O Dia

Com mais de 20 anos de carreira, Claudia fez, nos últimos tempos, raríssimas aparições. Não participa de uma montagem no teatro desde 2003 e sua última novela foi ‘Três Irmãs’ (2008) — antes fez ‘Belíssima’ (2005) e ‘Celebridade’ (2003). Está no elenco de ‘Todo Mundo Tem Problemas Sexuais’, filme de Domingos Oliveira que estreia na próxima sexta-feira, mas foi rodado em 2007. Um caminho escolhido por ela. “Quando tive minha primeira filha, pensei: ‘Isso aqui é que faz sentido, que é o centro da minha vida. E aí eu vou me adaptar ao resto’. Muitas vezes, eu tenho aberto mão de papéis que eu gostaria de fazer porque naquele momento seria danoso para os meus filhos. A minha profissão é muito forte para mim, mas eu tenho escolhido ser uma mãe presente acima de qualquer coisa”, conta Claudia.

>> FOTOGALERIA: Claudia Abreu comemora o dia de hoje e fala pela primeira vez sobre sua quarta gravidez

Mesmo quando dá para conciliar, as crianças estão sempre por perto. Felipa era um bebê quando Claudia recebeu o convite para ‘Todo Mundo Tem Problemas Sexuais’, e foi amamentada entre os takes do filme. “Eu tive que me readaptar nas filmagens. Pois você fica muito fora do ar quando acaba de ter filho. Sem ir a um cinema, uma festa, quanto mais encontrar uma galera para trabalhar. Você fica quase autista. E eu tenho estado assim há muitos anos”, brinca.

Da fase de isolamento, o que menos incomoda a atriz é o afastamento do que ela chama de “olho do furacão”. “É um alívio não estar na mídia. É preciso um tempo para ter a minha vida, para ser a pessoa comum que eu sou”, diz ela, que ainda não se conforma com o interesse sobre sua vida particular. “Essa última gravidez foi uma coisa muito louca. Eu falei numa festa de criança, da minha filha, entre amigos, e isso vazou”.

Hoje, Claudia se define como uma “mulher clássica”. Não desses tempos, certamente. Pois além de numerosa, sua prole tem o mesmo DNA — todos frutos do seu casamento com o cineasta José Henrique Fonseca. Com ele, também abriu a produtora Goritzia Filmes, a que tem se dedicado como criadora.

E onde a relação marido e mulher entra nesta equação mãe/dona de casa/profissional? “Você tem que jogar bolinha no sinal, ser malabarista (risos). Fora que você não quer virar só pai e mãe, quer continuar sendo um casal”, confessa. A surpresa do novo bebê também deu uma balançada na rotina já organizada para a criação de três filhos. “Eu agora terei que ter duas babás durante a semana, duas no fim de semana”, faz a conta.

As atividades maternais também ajudam a espantar uma possível crise dos 40. Rosto e corpo de menina, Claudia é adepta do envelhecimento sem neuras. “Quero minhas marcas do tempo, parecer que tenho a idade que tenho. Quero envelhecer com dignidade, mas mantendo preocupação de não me largar”, afirma a atriz, que também não vê problemas na gestação: “Eu sou veterana. Estou grávida há uma década! Me cuido, faço exercícios e alimentação saudável”.

De difícil mesmo em sua vida é saber fechar a porta e dizer adeus: “Eu saio de casa arrastando corrente e aos prantos quando sei que eles estão precisando de mim. Ou, às vezes, nem estão, nem olham pra mim, mas eu mesma é que preciso deles...”

A nudez no cinema

Cheio de humor, amor e sacanagem, ‘Todo Mundo Tem Problemas Sexuais’, de Domingos Oliveira, traz Claudia Abreu como uma conselheira sexual e uma mulher liberal, entre outras intervenções. “É aquela velha história de que tudo é permitido quando se tem amor, você pode fazer qualquer tipo de experiência. A intimidade, quando vem de uma relação afetiva, permite tudo, o respeito já está implícito”, afirma Claudia, que ganhou o papel depois que Maria Mariana teve que recusá-lo por estar envolvida com seus quatro filhos: “Agora sou eu grávida do meu quarto. Acho que o papel leva à fertilidade (risos)”.

Por sugestão do protagonista Pedro Cardoso, o filme não possui cenas de nudez. Sobre o assunto, a atriz é taxativa: “Não é fácil fazer cenas de nudez. Algumas pessoas têm espírito índio, ficam peladas na frente de todo mundo com muita facilidade. Não é o meu caso. Eu acho que tem que ter nudez no cinema sim, desde que ela seja apropriada e de bom gosto. Nunca me neguei em fazer, quando achava apropriado. Graças a Deus foram poucas vezes (risos)”, brinca Claudia. Mas a atriz perde o humor quando essas cenas vão parar na Internet, invariavelmente com apelação erótica.

“Isso é horrível, péssimo. Quando fiz cena de nudez, pedi contratualmente que não fosse tirado de contexto, colocado em trailer, chamada de televisão. Mas a Internet fura qualquer tipo de acordo contratual. E é chato, pois minha filha tem acesso à Internet, os amigos da minha filha também. E tudo fica mais difícil de explicar”.

Se tudo der certo e a barriga não crescer muito, Claudia poderá ser vista em outro trabalho ainda neste ano. Ela foi convidada a participar do seriado ‘Louco Por Elas’, estrelado por Eduardo Moscovis, na Globo. “O João Falcão (diretor) me chamou e quero fazer, mas só se não atrasar muito, ou não vai dar pra esconder a barriga”.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: