Morrem mais dois pacientes da hemodiálise | | Imprimir | |
Estão continuamente morrendo os pacientes da hemodiálise e que se submetem às cansativas viagens à Goiânia para o tratamento. Nesta semana, mais dois morreram: Adão dos Santos Costa, de 34 anos, e Pedro Mendes da Silva, de 50 anos. Adão fazia hemodiálise a 3 anos. Nesta semana tinha conseguido um transplante de rins. Mas não resistiu a cirurgia. Faleceu nesta sexta-feira, primeiro de abril, deixando um filho de 6 anos. Pedro Mendes faleceu na terça-feira, 29. Tinha um ano que fazia hemodiálise. A Prefeitura de Iporá está transportando 22 pacientes para hemodiálise em Goiânia. Segundo informações, outros 8 pacientes iporaenses se deslocam por conta própria ou ficam em Goiânia para se submeter a hemodiálise, procedimento necessário 2 ou 3 vezes por semana. Enquanto isso, a Clínica de Hemodiálise de Iporá ainda não funciona. Falta a ligação do esgoto sanitário. |
Ministros têm 'bolsa aluguel' de até R$ 6.680
Ministérios do Brasil
República Federativa do Brasil |
Este artigo é parte da série: |
|
O Poder Executivo no Brasil é composto atualmente por 24 ministérios, oito secretarias da presidência com status de ministério e seis órgãos com status de ministério.[1] Cada ministério é responsável por uma área específica e é liderado por um ministro. Os ministros são escolhidos pelo Presidente da República a cada mandato, que atualmente no Brasil é de 4 anos.
Índice[esconder] |
[editar] Execução e diretrizes
Dentre os Ministérios e respectivas Autarquias que compõem o Governo Federal, o mais antigo é o da Justiça, criado em 3 de julho de 1822, pelo Príncipe Regente D. Pedro, com nome de Secretaria de Estado de Negócios da Justiça. Os ministros auxiliam o Presidente da República no exercício do Poder Executivo. O de Relações Exteriores, por exemplo, assessora na formulação e execução da política externa brasileira.
Os Ministérios elaboram normas, acompanham e avaliam os programas federais, formulam e implementam as políticas para os setores que representam. São encarregados, ainda, de estabelecer estratégias, diretrizes e prioridades na aplicação dos recursos públicos.
O último Ministério criado trata-se da transformação da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP) em Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), pela lei 11.958/09 de 26 de junho de 2009.
[editar] Ministérios do Brasil
A tabela a seguir mostra a relação com os ministérios, os ocupantes da pasta, o partido político e os orçamentos anuais de 2007, 2008 e 2009. As indicações ao lado dos orçamento anuais mostram se houve acréscimo (▲) ou decréscimo (▼) em relação ao orçamento ano anterior.
Os valores dos orçamento anuais são referentes a dotação (orçamento aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República acrescido ou subtraído por eventuais créditos adicionais e/ou remanejamentos) e não valores empenhados (valor compromissado ou registrado no orçamento ainda não pago) ou mesmo pagos (desembolso realizado pelo Governo).[2]
Esses são os atuais ministros, do Governo Dilma Rousseff:[3]
[editar] Ver também
Referências
- ↑ Assessoria direta (em português). Presidência da República. Página visitada em 14 de junho de 2009.
- ↑ a b Execução por Órgão (2009) (em português). Contas Abertas (8 de junho de 2009). Página visitada em 14 de junho de 2009.
- ↑ Ministros (em português). Presidência da República. Página visitada em 2 de janeiro de 2011.
- ↑ Relatórios de Dispêndios da União (2007) (em português). Contas Abertas (31 de março de 2008). Página visitada em 20 de maio de 2008.
- ↑ Relatórios de Dispêndios da União (2008) (em português). Contas Abertas (5 de maio de 2008). Página visitada em 20 de maio de 2008.
[editar] Ligações externas
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário