Em São Paulo
A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo nesta terça-feira (1) provocou uma queda de energia que afetou o Serviço Federal de Processamentos de Dados (Serpro), órgão que realiza a transmissão de informações online de todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) do país.
Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o problema foi em São Paulo, mas como o sistema é interligado, as atividades nos demais Estados foram desestabilizadas. Por conta disso, o atendimento informatizado nos Detrans (Departamento Estadual de Trânsito) foi paralisado na manhã desta quarta-feira (2). A previsão é de que a serviço volta a funcionar até 12h.
O Serpro é responsável por enviar informações relativas a dados de veículos e condutores para os órgãos estaduais, como boletins de ocorrência, acidentes com veículos e entrega de habilitações, por exemplo.
O órgão divulgou divulgou nota hoje admitindo que o seu centro de dados em São Paulo está fora do ar e houve uma falha no sistema de proteção contra variações de energia elétrica.
Como o Serpro em São Paulo é responsável por receber as declarações do Imposto de Renda, os contribuintes não estão conseguindo enviar os formulários. O prazo para a entrega da declaração do IR começou ontem (1º), quando a Receita recebeu 153.974 documentos, ante 124.620 do primeiro dia de envio do ano passado. O download do programa gerador da declaração normalmente na página da Receita Federal, no entanto, está funcionando.
O Denatran não soube informar quantas pessoas foram afetadas pela pane.
Em São Paulo, a assessoria de imprensa do Detran alegou que alguns serviços estão lentos e outros indisponíveis. Porém, eles não souberam especificar quais.
No Rio de Janeiro, o Detran informou que o atendimento informatizado de todos os postos de vistoria e habilitação do departamento está parado. No Paraná, o órgão está impossibilitado de emitir carteiras de habilitação, realizar transferências e primeiro emplacamento, por exemplo.
A assessoria da Polícia Civil de Minas Gerais, órgão ao qual o Detran-MG esta subordinado, o sistema de base de dados estadual está funcionando, mas somente permite e a marcação de exames médicos e de direção. O setor de emissão da Carteira Nacional de Habilitação, bem como o de 2ª via do documento, estão parados.
Outro Estado que teve as operações afetadas foi o Espírito Santo. Em função da instabilidade no Serpro, atividades que dependem do BIN (Base do Índice Nacional) e do Binco (Base Nacional de Condutores) ficaram comprometidas. Serviços como licenciamento de veículos, primeiro emplacamento e emissão de carteira de motorista estão muito lentos ou indisponíveis.
* Com informações de Fabiana Uchinaka e Guilherme Tagiaroli, em São Paulo, Rayder Bragon, em Belo Horizonte, e Agência Brasil.
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário