[Valid Atom 1.0]

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Quinoa

Quinoa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Princípio da imparcialidade
Este artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.
Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.
(Justifique o uso desta marca na discussão do artigo)

Como ler uma caixa taxonómicaQuinoa
Quinoa, o "grão de ouro"
Quinoa, o "grão de ouro"
Classificação científica
Reino: Plantae
Filo: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Amaranthaceae
Subfamília: Chenopodiaceae
Género: Chenopodium
Espécie: C. quinoa
Nome binomial
Chenopodium quinoa
Willd.

A Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.; Amaranthaceae) é uma planta nativa da Colômbia, Peru e Chile, que produz um grão indispensável à alimentação e à vida do homem no altiplano andino.

Originária das alturas dos Andes e conservada por quechuas e aymarás, com suas 3.120 variedades, a quinoa pinta o arco-íris nas áreas de cultivo sendo a Bolívia o seu maior produtor mundial.[carece de fontes?]

A Bolívia tem também o maior banco de grãos do mundo.[carece de fontes?] Uma fundação custodia este que é o tesouro herdado dos povos indígenas, que conhecem a quinoa há aproximadamente 10 mil anos e asseguram que, sem ela, a vida humana seria impossível no altiplano.[carece de fontes?]

Um dos principais impulsores da revalorização do consumo da quinoa, Humberto Gandarillas (1920-1998), acreditava que a domesticação da planta na meseta andina tenha de fato uns 10 mil anos. Seu consumo habitual foi comprovado pelos arqueólogos, ao encontrarem quinoa nas ruínas pré-hispânicas.[carece de fontes?]

Após a conquista espanhola, os alimentos autóctones, como a quinoa, o amaranto e a maca, caíram paulatinamente em desuso e foram substituídos pelos grãos consumidos na Europa, como o trigo e a cevada.[1]

Porém, os agricultores andinos conservaram as sementes e continuaram seus cultivos em pequenas parcelas de terra, sabendo da enorme riqueza que encerra a quinoa.[carece de fontes?]

Somente no último terço do século XX, os bolivianos redescobriram o valor do grão. A partir de estudos científicos e do melhoramento de algumas variedades - como a quinoa "sajama" - verificou-se uma grande expansão, tanto do seu cultivo como do seu consumo no país.[carece de fontes?]

[editar] Brasil

No Brasil, as pesquisas com a quinoa começaram na década de 1980, pela Embrapa, na sua unidade de Brasília, obtendo-se ótimos resultados.[carece de fontes?] Atualmente, agrônomos, engenheiros de alimentos, nutricionistas e outros profissionais pesquisam cada vez mais a quinoa, inclusive procurando adaptá-la ao solo de cerrado brasileiro, principalmente no estado de Mato Grosso.[carece de fontes?] Resultados das pesquisas mostram que o Brasil apresenta um enorme potencial para produzir a quinoa na região central, mais árida - pois a planta não exige muita chuva e pode ser cultivada na entressafra da soja - bem como nas áreas mais altas e frias da região sul.[carece de fontes?]

A quinoa também apresenta um bom resultado como cultura de verão nas entressafras; por ser botanicamente diferente das espécies nativas, é mais resistente às pragas e doenças que ficam nos restos de cultura e plantas espontâneas, diminuindo seu impacto negativo.[2]

Pesquisas feita pelo Departamento de Nutrição da Universidade de São Paulo, em parceria com a Embrapa, comparando a quinoa andina com a produzida aqui, comprovaram um perfil de proteínas de 90% em ambas.[carece de fontes?] A quinoa brasileira contém mais fibras - 13% contra 8,5% da andina.[carece de fontes?] Os resultados indicam grandes semelhanças genéticas com a original, prometendo um futuro promissor para o cultivo no Brasil.

Cada 100 gramas de quinoa contêm 15 gramas de proteínas || 68 g de carboidratos, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal. A composição pode variar um pouco, em razão da diversidade de sementes. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem. Novas pesquisas da planta mostram que a mesma tem o poder proteico do leite materno.[carece de fontes?]

A quinoa não contém glúten.[3]

A quinoa pode substituir o trigo na produção de farinha, a soja na produção de óleo, o milho para biodiesel e o arroz na alimentação.

Referências

  1. Neglected crops: 1492 from a different perspective - Chapter 15: Quinoa (Chenopodium quince) (em inglês). FAO FAO Plant Production and Protection Series (1995). Página visitada em 17 de fevereiro de 2010.
  2. Azevedo, Rose (25 de novembro de 2004). Fazenda do DF faz primeira colheita comercial de quinoa do País. Embrapa Embrapa Cerrado. Página visitada em 27 de janeiro de 2010.
  3. Castelões, Liliane (30 de abril de 2006). Quinoa e amaranto: grãos exóticos conquistam visitantes do Ciência. Embrapa. Página visitada em 27 de janeiro de 2010.

[editar] Ligações externas

  • Chenopodium quinoa (Purdue niversity) - em inglês
  • Geerts S, Raes D (2009). "Deficit irrigation as an on-farm strategy to maximize crop water productivity in dry areas". Agric. Water Manage 96: 1275–84. DOI:10.1016/j.agwat.2009.04.009.
  • Geerts S, Raes D, Garcia M, Vacher J, Mamani R, Mendoza J, Huanca R, Morales B, Miranda R, Cusicanqui J, Taboada C (2008). "Introducing deficit irrigation to stablize yields of quinoa (Chenopodium quinoa Willd.)". Eur. J. Agron. 28: 427–436. DOI:10.1016/j.eja.2007.11.008.
  • Geerts S, Raes D, Garcia M, Mendoza J, Huanca R (2008). "Indicators to quantify the flexible phenology of quinoa (Chenopodium quinoa Willd.) in response to drought stress". Field Crop. Res. 108: 150–6. DOI:10.1016/j.fcr.2008.04.008.
  • Geerts S, Raes D, Garcia M, Condori O, Mamani J, Miranda R, Cusicanqui J, Taboada C, Vacher J (2008). "Could deficit irrigation be a sustainable practice for quinoa (Chenopodium quinoa Willd.) in the Southern Bolivian Altiplano?". Agric. Water Manage 95: 909–917. DOI:10.1016/j.agwat.2008.02.012.
  • AquaCrop: the new crop water productivity model from FAO

Conheça os benefícios da quinoa, grão rico em ferro, fósforo, cálcio e vitaminas.

QuinoaA quinoa, mesmo não sendo tão conhecida no Brasil quanto a soja ou a linhaça, grãos considerados muito benéficos para a saúde, aos poucos começa a fazer parte do cardápio dos brasileiros, que buscam os benefícios desse alimento, rico em ferro, fósforo, cálcio, vitaminas B1, B2 e B3.

A quinoa possui também vitaminas C e E, embora em menores quantidades. Grão originário da Bolívia, a quinoa tem alto poder nutritivo, e além da grande quantidade de vitaminas e minerais, é bastante rica em fibras.

O consumo da quinoa é mais difundido na forma de grãos, podendo ser utilizada no preparo de pães, pudins, mingaus, massas para biscoitos ou panquecas, ou da forma que melhor agradar ao paladar do consumidor. É possível também cozinhar o grão e usá-lo na salada, ou em sopas ou junto com o arroz. No entanto, também as folhas podem ser consumidas refogadas e os botões das flores cozidos como brócolis.

Vale lembrar que é recomendável lavar os grãos da quinoa em água quente antes de consumi-los, para que sejam melhor aproveitados os valores biológicos de suas protéinas.

Base da alimentação no império Inca, a quinoa ficou conhecida como grão sagrado. Outros benefícios do consumo desse cereal (que pode ser encontrado também na forma de flocos e farinha), são a prevenção de doenças como câncer de mama, osteoporose e problemas cardíacos. Ajuda, ainda, a melhorar a imunidade e a memória e a recuperar os tecidos.

A Organização das nações Unidades para a Agricultura e Alimentação (FAO) já deu o aval a esse alimento que ainda não está popularizado no Brasil, mas já vem sendo cultivado, já que se adapta a qualquer tipo de solo, seja seco ou úmido e é resistente ao frio e ao calor.

Consumida há 10 mil anos pelos povos indígenas, a quinoa foi redescoberta pelos povos andinos e tem a Bolívia como o seu maior produtor mundial. No Brasil, vem sendo pesquisada desde a década de 80 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. (Embrapa), que tenta adaptá-la ao solo de cerrado e os resultados têm se mostrado promissores, já que as características genéticas da espécie produzida no Brasil não diferem muito da andina.

Quinoa Informação Nutricional Quantidade
Calorias 120kcal
Gorduras 1,9g
-Saturadas 0,0g
-Trans 0,0g
-Colesterol 0,0g
Carboidratos 17,6g
Fibras 2,8g
Proteínas 4,4g

Hoje em dia, quando é grande a preocupação com alimentação saudável e balanceada, a quinoa pode ser uma opção para quem tem prisão de ventre. Rica em fibra, ajuda no bom funcionamento do intestino e é boa também para quem faz dieta com o intuito de emagrecer. É que o consumo da quinoa prolonga a sensação de saciedade. Representa uma ótima fonte nutricional para populações mais carentes. Serve de opção para celíacos, já que não contém glúten e para vegetarianos, pois substitui perfeitamente o consumo de carne vermelha. E mais: é indicada para idosos e para atletas que treinam pesado.

O grão pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e alguns supermercados.

*

23/02/2011 16h17 - Atualizado em 23/02/2011 21h14

Risoto sem carne e a base de quinoa é opção para vegetarianos

Três amigas que meditam juntas ensinam como preparar o prato.
Risoto é feito a base que quinoa, castanha e brócolis.

Do G1 PR

Três amigas que moram em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, se reúnem semanalmente para meditar. A ideia é trabalhar a mente em boa companhia, aprender com a experiência alheia e se livrar do estresse do dia a dia.

Depois da meditação, as amigas vão para cozinha preparar o jantar. No cardápio, uma opção para os vegetarianos: risoto de quinoa.

Na opinião delas, depois da meditação, inspiradas nos exercícios de Yoga, a alimentação deve ser leve.

Ingredientes:
manteiga
2 dentes de alho picados
meia cebola picada
50g de funghi ou shiitake hidaratado
1 xícara de brócolis
sal a gosto
páprica
2 xícaras de quinoa cozida
1 xícara de coco
1 xícara de castanha-do-pará
1 colher de shoyu
2 colheres de azeite de oliva
1 xícara de tomate-cereja

Modo de preparo:

Refogue o alho e a cebola na manteiga. Acrescente o funghi ou o shiitake hidratado, mas sem a água. Junte o brócolis, tempere com sal e a páprica e espere murchar um pouco. Em outra panela cozinhe a quinoa conforme as instruções da embalagem. Misture a quinoa com o brócolis refogado e acrescente os demais ingredientes, deixando o tomate cereja por último.
A quinoa pode ser substituída por arroz integral ou misturas de cereais. Se preferir, adicione mais shoyu à receita.


Bom apetite!



1****Frances Janisch*|


*In this episode of the Pantry Project, Gail shows viewers how quinoa -- a highly nutritious whole grain -- can be used in savory recipes like Quinoa Pilaf; Quinoa Stuffed Grilled Flank Steak; and Quinoa Cakes with Mushrooms, Bacon, and Sunnyside Fried Eggs.
Quinoa
Quinoa cakes with mushrooms, bacon, and eggs
Frances Janisch
KitchenDaily and Gail Simmons show you how to use foods you already have in your pantry to make easy, delicious recipes.

In this episode of the Pantry Project, Gail shows viewers how quinoa -- a highly nutritious whole grain -- can be used in savory recipes like Quinoa Pilaf; Quinoa Stuffed Grilled Flank Steak; and Quinoa Cakes with Mushrooms, Bacon, and Sunnyside Fried Eggs.

Quinoa is a whole grain that's packed with protein and fiber. It comes in a variety of colors including red, yellow and black. Once cooked, it can be used in a variety of ways. In this video, she demonstrates how to make the one of her favorite breakfasts: Quinoa Cakes with Mushrooms, Bacon, and Sunnyside Fried Eggs. She begins by quartering button mushrooms and sautéeing them, then moves on to making the cakes. She adds cooked quinoa, flour, garlic, Parmesan and lightly beaten eggs to a bowl, then stirs everything together until it forms a dough-like consistency. She molds the cakes using a measuring cup, then pan fries them in canola oil. Once the cakes are done, she fries two eggs in the same pan. Once they are finished, she plates the eggs atop the cakes and serves the dish with crispy bacon and fresh chives.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: