[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Resgate de brasileiro acidentado na Argentina é tido como impossível por especialistas


Publicada em 06/01/2011 às 18h54m

Célia Costa e Paulo Marqueiro

Bernardo Collares e a amiga Kika Bradford, na Patagônia. Ele sofreu acidente em escalada. A foto é do facebook dele, tirada na noite do réveillon, dias antes do acidente/ Reprodução da Internet

RIO - Segundo o site argentino Ahora Calafate, conhecedores da região disseram ao portal que no país não existe gente nem elementos disponíveis para um resgate com as características do necessário para tirar o presidente da Federação de Montanhismo do Rio de Janeiro e vice-presidente da Confederação Brasileira de Escalada, Bernardo Collares, da montanha Fitz Roy, considerada uma das mais difíceis e inóspitas da patagônia argentina, perto da cidade de El Chaltén. Bernardo, de 46 anos, sofreu uma grave acidente durante uma escalada, há três dias. Ainda de acordo com o portal, a possibilidade de resgate chegou a ser discutida com a comissão de auxílio de El Chalten, mas o estado em que se encontrava o brasileiro, o tempo decorrido e o local de quase impossível acesso teriam levado os técnicos a concluir que o montanhista estaria morto.

Amigos do montanhista estão reunidos no Rio à espera de notícias sobre a possibilidade do resgate, mas acreditam que Bernardo tenha morrido de hipotermia. Um deles, o também montanhista Seblen Mantovani, embarca nesta quinta-feira para Argentina para acompanhar o caso junto com a família. A amiga de Bernardo, Kika Bradford, que estava com ele na montanha, continua na Argentina. Segundo Seblen, ela ainda precisa prestar depoimento à polícia e também ajudar a dizer em que local Bernardo está.

- Acreditamos que ele tenha morrido de hiportermia. O local tem condições muito adversas - disse Rafaela Camacho, uma das amigas. - Bernardo pediu a Kika que fosse buscar ajuda. Antes de descer a montanha, Kika deixou um saco de dormir, água e comida. Ela levou dois dias para conseguir descer e também correu muito risco.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: