[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Chuva em SP foi maior que temporal que caiu em Friburgo, diz secretário


Carros são vistos empilhados em rua da região de Penha de França, na zona leste de São Paulo, como consequência das chuvas que atingiram a capital paulista na noite de domingo (23). O temporal também provocou a morte de um homem, que foi arrastado por um enxurrada na zona leste de São Paulo Mais Luiz Guarnieri/Futura Press

Na Vila Maria e na Vila Guilherme, choveu 187,5 mm no domingo (23).
Chuva no início do mês em Nova Friburgo foi de 183 mm.

Do G1 SP


O índice de precipitação em dois bairros da Zona Norte de São Paulo durante a chuva da noite deste domingo (23) foi maior que o temporal que atingiu a cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, no início deste mês. A informação foi dada pelo secretário de Coordenação das Subprefeituras da capital paulista, Ronaldo Camargo. Segundo Camargo, durante a chuva deste domingo, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou nos bairros de Vila Maria e Vila Guilherme, na Zona Norte, 187,5 mm de precipitação.

“Na Vila Maria e na Vila Guilherme choveu 187,5 mm, basicamente o que choveu recentemente e infelizmente em Nova Friburgo”, afirmou Camargo na manhã desta segunda-feira (24). Segundo o secretário, na Região Serrana do Rio o índice foi de 183 mm. Ele fez questão, porém, de ressaltar que a região fluminense tem características geográficas que agravam os problemas provocados pelas chuvas.

Os dados usados por Camargo referem-se à coleta feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que toma como referência a chuva em um período de 24 horas em Friburgo - feita a partir das 0h. Entretanto, levantamento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgado na quarta-feira (19) mostra que o total de chuva que caiu na Região Serrana do Rio chegou a 249 mm. A medição foi feita das 20h do dia 11 até o mesmo horário do dia 12 de janeiro, já que o pico foi registrado após meia-noite do dia 11.


Camargo disse que a tendência é de que haja mais chuva nos próximos dias em São Paulo e, por isso, orientou os moradores, caso haja previsão de chuvas, a evitarem as vias de fundo de vale, que são as mais sujeitas a alagamentos.

A média de chuvas esperada para o mês de janeiro é de 239 mm de precipitação. Até domingo, foram registrados 389 mm. Em janeiro de 2010, foram registrados 461mm, o que foi o maior índice registrado nos últimos 77 anos, segundo o CGE.

O temporal de domingo foi acompanhado de fortes ventos. Desde as 23h de domingo até as 8h desta segunda-feira, foram registradas 38 quedas de árvores, segundo o secretário. “Desde as 6h estamos como uma equipe de 2 mil homens trabalhando na limpeza da cidade”, declarou.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: