vc repórter:
21 de janeiro de 2011 • 19h29
A Prefeitura de Embu informou que não há risco de desabamentos ou deslizamentos no local
Foto: Carlos Luz/vc repórter
Com os deslizamentos causados pelas chuvas que têm atingido principalmente a região sudeste do País, um grupo de casas instaladas no morro em cima do túnel do rodoanel Mário Covas, entre os municípios de Embu e Cotia (SP), tem chamado a atenção de quem passa pelo local. De acordo com Carlos Luz, de Cotia, a área é muito alta e apresenta grandes rachaduras na encosta.
A Prefeitura de Embu informou que o município monitora a região e não há risco de desabamentos ou deslizamentos.
Segundo o município, o morro pertence a uma Área da Proteção de Mananciais (APM) da bacia hidrográfica da represa de Guarapiranga e foi ocupado irregularmente. Além disso, nas imediações há uma linha de alta tensão da Eletropaulo e um duto da Sabesp.
Reurbanização
Em 2007, a Prefeitura desenvolveu o Projeto de Recuperação Urbana e Ambiental, que tem por objetivo construir moradias populares no local e, com a regularização fundiária, implantar uma rede de infraestrutura com cuidado em reparar a vegetação da região.
A Prefeitura informou que a primeira etapa do projeto integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e conta com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).
Ainda com informações do município, todas as famílias residentes no local até 2008 foram cadastradas e incluídas no projeto habitacional. Ao todo, serão construídas 114 moradias. Com o início das obras, os moradores das áreas de implementação dos prédios foram removidos para alojamentos provisórios e só devem voltar após a finalização dos imóveis.
A Prefeitura não informou o prazo para a conclusão das obras.
O internauta Carlos Luz, de Cotia (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário