[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

#politica Urnas eletrônicas e a segurança do voto



Publicada em 10/09/2010

Artigo do leitor Francisco Ribeiro Mendes

Diante de tanta violação, de tanta quebra de sigilo e de tantos olheiros a serviço do poder público, penso que talvez o TSE poderia suspender, pelo menos para esta eleição, o uso da urna eletrônica e propor que a votação seja feita por meio de cédulas de papel.

" Se alguém é capaz de vasculhar computadores da Receita Federal para conseguir dados de adversários políticos, certamente é capaz de violar uma urna eletrônica "

Nesta eleição os votos poderiam ser contados um a um, mesmo que a tarefa fosse árdua e que demorasse uma semana para fossem apurados. A exemplo do que acontece em outros países, inclusive nos Estados Unidos com a contagem de votos manual.

Com essa 'arapongagem' que tomou conta do Brasil, confiar num sistema eletrônico de votação pode ser arriscado. Se alguém é capaz de vasculhar os computadores da Receita Federal para conseguir dados sigilosos de adversários políticos e de seus parentes, certamente é capaz de violar uma máquina eletrônica de votação para adulterar resultados.

Na urna eletrônica, além dos nossos votos não poderem ser recontados, o sistema corre o risco de ser adulterado por esses 'arapongas' do poder. Se para o governo tudo que está acontecendo é normal, a violação de um sistema eletrônico de votação também não pode não caracterizar crime algum neste cenário.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: