[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Morre em Belém o chef Paulo Martins, considerado o embaixador da cozinha da Amazônia

09/09/2010 - 21h35


Da Redação
  • Paulo Martins ajudou a difundir os ingredientes amazônicos pelo mundo

    Paulo Martins ajudou a difundir os ingredientes amazônicos pelo mundo

Morreu na madrugada desta quarta-feira (9), vítima de diabetes, o chef Paulo Martins, do restaurante Lá em Casa, em Belém.

Considerado o embaixador a gastronomia brasileira, Paulo Martins foi um dos primeiros chefs a difundir os ingredientes e a culinária da Amazônia pelo Brasil e pelo mundo.

Desde 1999 ele organizava o festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense, que recebia, além de profissionais ligados à alimentação, grandes nomes da cozinha nacional e internacional.

Em 2008, Paulo Martins recebeu a visita dos chefs espanhóis Ferran Adrià e Juan Mari Arzak -que estavam de passagem pelo Brasil- a quem apresentou os frutos da terra e a culinária paraense.

O chef era o único brasileiro a fazer parte dos Top Green Chefs, lista da entidade Live Earth que indica 15 profissionais que lutam pelo desenvolvimento sustentável, ao lado de nomes como o inglês Jamie Oliver e a americana Alice Waters.

Arquiteto de formação, Martins começou cozinhando no restaurante da família e exerceu as duas funções até o final da década de 70, quando decidiu dedicar-se totalmente à cozinha.

Paulo Martins teve seu quadro de diabetes agravado em 2008, depois de uma cirurgia na coluna. Desde então o restaurante vinha sendo comandado por suas filhas, Joana e Daniela. e a esposa, Tânia Martins.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: