[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

#Lula diz que Brasil é o país com mais liberdade de comunicação do mundo


Redação Portal IMPRENSA

Em entrevista ao portal Terra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil é o país "com mais liberdade de comunicação", por parte do governo, que existe "na face da Terra". Porém, Lula disse que os meios de comunicação estariam dominados por "nove ou dez famílias" brasileiras, proprietárias de emissoras de TV, rádio e jornais.

O líder brasileiro citou o ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo - que assumiu o cargo quando Geraldo Alckmin (PSDB) concorreu à presidência em 2006 -, e declarou que alguns veículos de mídia deveriam assumir posição em relação aos candidatos e aos partidos durante as eleições: "O que não dá é para as pessoas ficarem vendendo uma neutralidade disfarçada", disse.

Sobre as críticas feitas à imprensa, o ex-metalúrgico declarou: "O que acontece muitas vezes é que uma crítica que você recebe é tida como democrática e uma crítica que você faz é tida como antidemocrática. Ou seja, como se determinados setores da imprensa estivessem acima de Deus e ninguém pudesse ser criticado. Escreveu está dito, acabou e é sagrado, como se fosse a Bíblia sagrada. Não é verdade. A posição de um presidente é tomada como ser humano, jornalista escreve como ser humano, juiz julga como ser humano. Ou seja, temos um padrão de comportamento e julgamento e, portanto, todos nós estamos à mercê da crítica".

O petista comentou sobre o termo "TV do Lula", cunhado por alguns veículos de imprensa ao se referirem à estatal Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Para ele, a denominação seria preconceituosa e demonstraria "ódio". Lula disse que teria sido avisado pelo Publisher da Folha de S.Paulo, Octavio Frias de Oliveira, que algumas pessoas que trabalhavam no jornal não permitiam sua entrada no prédio da publicação: "O velho Frias me dizia: 'Lula, o pessoal do andar de cima não vai permitir você subir lá'", lembrou.

Lula também falou sobre as eleições, as mudanças políticas e sobre candidatos ligados ao mundo do entretenimento, como Tiririca, candidato a deputado federal pelo PR, que, segundo afirmou, "representa uma parcela da sociedade brasileira" e tem o direito de se filiar a qualquer partido.

Para o presidente, o resultado das eleições ainda não está definido, e que é necessário ter muita cautela durante a campanha: "O adversário está dando botinada, está chutando no peito, está chutando na canela, o juiz não está apitando falta e nós não podemos perder a cabeça, porque o que eles querem é expulsar alguém do nosso time, para a gente ficar em minoria. Então, agora é muita cautela, vamos fazer troca de passes entre nós, vamos fazer a bola correr", disse.

Para Lula, independente de quem assuma a presidência da República, seria necessário "estabelecer um novo marco regulatório de telecomunicações", para redefinir a atuação das empresas de comunicação no país, e criado com a ajuda de todos os envolvidos no setor, até mesmo de pessoas que poderiam ficar contra o projeto.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: