[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 26 de julho de 2010

UE aplica sanções ao Irã na área de petróleo




Agência Estado
BRUXELAS - Ministros de Relações Exteriores da União Europeia adotaram ontem uma nova rodada de sanções contra o Irã, desta vez dirigidas ao setor de petróleo e gás, estratégico para o país. As novas sanções, que vão além das restrições adotadas pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), em junho, são uma resposta dos 27 países do bloco ao programa nuclear iraniano.

Durante encontro em Bruxelas, os ministros concordaram em suspender qualquer novo investimento no setor de gás e petróleo, além de aumentar a vigilância sobre os bancos iranianos, e adotar restrições a voos de carga. Fontes afirmam que as medidas são mais duras do que se havia previsto inicialmente.

As companhias europeias serão proibidas de vender para o país equipamentos para a produção e refinamento de petróleo e gás, de investir em projetos no setor e de prestar assistência técnica e transferir tecnologia à indústria petrolífera iraniana.

Mais cedo, Ali Asghar Soltanieh, representante iraniano na Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), afirma que seu país respondeu ao Grupo de Viena (Estados Unidos, Rússia, França e Aiea) e anunciou sua disposição de dialogar sobre a troca de combustível nuclear.

A União Europeia adotou ontem uma nova rodada de sanções contra o Irã, desta vez dirigidas ao setor de petróleo, gás - estratégicos para o país - e transporte aéreo de carga.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: