[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Livro revela curiosidades das novelas e minisséries da Globo




Quer relembrar a trama de “A gata comeu”? Vá lá na página 128. Nesse passeio, o leitor ainda esbarra com “Roque Santeiro” nas três páginas anteriores. O “Guia ilustrado TV Globo” (Ed. Zahar, R$ 29,90) é assim, um baú de memórias das novelas e minisséries da emissora, desde o começo com “Ilusões perdidas”, de 1965, folhetim estrelado por Reginaldo Faria e Leila Diniz. Veja abaixo algumas curiosidades e lembranças sobre as tramas que estão no livro. Boa viagem!



Revolução colorida — A equipe de “O Bem-Amado” (1973) cortou um dobrado para se adaptar à realidade da TV a cores. As pernas brancas de Ida Gomes, uma das irmãs cajazeiras, saturavam no vídeo e os óculos de Emiliano Queiroz refletiam na imagem.

Casamento ou funeral? — Christiane Torloni subiu vestida de preto ao altar para se casar com José Mayer em “Selva de pedra” (1986). Foi uma das cenas mais impactantes da segunda versão da trama de Janete Clair.

Ficção e realidade — “Guerra dos sexos” (1983) tinha várias referências de novelas que estavam no ar na Globo e fez Nieta (Yara Amaral) se apaixonar por Felipe (Tarcísio Meira) por ele ser a cara de um galã de TV chamado Tarcísio Meira. A trama ainda tratou do romance com diferença de idade, retratado nos personagens de Glória Menezes e Mario Gomes.

Bicicleta vira touro — Nas cenas de tourada em “Sangue e areia” (1967), Tarcísio Meira enfrentava uma roda de bicicleta com chifres acoplados, guiada pelo ator Fernando José, em vez de um touro de verdade.

Sufoco no sertão — Tony Ramos emagreceu oito quilos, fez aulas de rastejamento militar e de tiro para viver Riobaldo em “Grande sertão veredas” (1985).

Sassá presidente — Na sinopse original de “O salvador da pátria” (1989), Sassá Mutema (Lima Duarte) virava presidente do Brasil. Devido às eleições de 89, que elegeu Collor, o autor, Lauro César Muniz mudou de ideia porque diziam que Sassá era inspirado em Lula.




๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑







LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters