[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ciro Gomes diz que Lula e o PT fizeram ameaças para PSB retirar sua candidatura


Plantão | Publicada em 23/04/2010 às 21h59m

Leila Suwwan

SÃO PAULO - Em entrevista na noite desta sexta-feira ao telejornal do SBT, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) acusou o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de cometer erros graves ao pressionar, com "ameaças" pela retirada de sua pré-candidatura à Presidência da República, porque seria apoiador natural de Dilma Rousseff (PT) em um eventual segundo turno com José Serra (PSDB).

Ele disse acreditar que Lula estaria perdendo a humildade e alertou para três fatores, ou "erros crassos" que podem dizimar a candidatura da ex-ministra: sua inexperiência e deslizes na pré-campanha, a presença de José Dirceu no comando de campanha e a aliança com o PMDB - que, segundo ele, não passa de uma negociação por "minutos de televisão" e "silêncio" para malfeitos de pilantras.

Ciro disse que continuará a "espernear e brigar" pelo lançamento de seu nome ao Planalto até o último momento, na manhã de terça, quando o PSB se reúne para bater o martelo. Mas disse que se for derrotado, irá obedecer as orientações de seu partido e colocará a "viola no saco".

Veja a seguir os principais pontos da entrevista:

AMEAÇAS DO PT - É geral a informação, não sei que valor possa ter, de que o presidente Lula estaria, enfim, mais o PT, fazendo força em cima dos companheiros nos Estados, ameaçando. Eu vi no Ceará, ameaçando coisas mesquinhas, inclusive se o partido não retirar minha candidatura. Por exemplo, o Zé Dirceu, ex-presidente do PT, esteve no Ceará, lá na casa do meu irmão, que é governador do Estado, dizendo muito delicadamente que, se eu fosse candidato, o PT ia retirar apoio dele. Esse eu já

mandei pastar.

EXPERIÊNCIA DE SERRA - Todo mundo sabe que eu sou adversário do Serra desde sempre. Agora o Serra é mais bem preparado do que a Dilma porque já foi governador, prefeito e ministro duas vezes. A Dilma já foi ministra duas vezes, então empata aqui. (Serra) já foi deputado, já disputou eleições, já ganhou, já perdeu. E ela nunca disputou nenhuma eleição. Agora, ela é melhor pessoa que o Serra. Ele é muito solitário, muito autoritário.

PT X PSDB - O Serra trata o adversário como um inimigo a ser destruído. E isso tá criando muito problema no Brasil. O PT desenvolveu esse mesmo cacoete. Então essa história de uma eleição, que, por cima da mesa, é toda elegante mas, por baixo da mesa, é dossiê para cá, dossiê para lá. Isso

está destruindo a confiança do jovem brasileiro na política. Isso é um crime.

SERRA FAVORECIDO - O Serra quer que eu saia e não seja candidato. O PT quer que eu saia e não seja candidato. Um dos dois está errado. É claro

que é o PT, é óbvio. Porque se eu for candidato e não tiver a ventura de ter a preferência do povo e ganhar a eleição, como eu pretendo, eu vou apoiar

a Dilma, que é minha vizinha. Todo mundo sabe que eu não vou apoiar o Serra. Quem tá certo? Óbvio que é o Serra.

LULA SEM HUMILDADE - Eu tenho profundo carinho, respeito e amizade pelo presidente Lula, mas ele está errado. Está popularíssimo. Está no céu, merecidamente, porque faz um grande governo, beneficia o Brasil, beneficia o povo, mas não tem mais ninguém para dizer nada ao Lula. Ele está perdendo a humildade. Por que ele não pode tratar esses assuntos com franqueza? Por

que não trata comigo, cara a cara, francamente?

ERROS NA PRÉ-CAMPANHA DA DILMA - Ela não tem nenhuma eleição na vida dela, nenhuma campanha. Os primeiros movimentos dela já me deixaram de cabelo arrepiado, os poucos que ainda tenho. Foi um erro atrás do outro. Acabou de ter esse trauma lá em Minas Gerais da retirada do Aécio e a Dilma desce lá e vai visitar o túmulo do Tancredo (Neves)? Aí a turma mete lá na testa dela, algo que não é culpa dela, que o PT negou-se a apoiar o Tancredo no colégio eleitoral. Aí ela sai e vai para o Ceará. Eu ainda sou candidato, caramba! (...) Três erros básicos, crassos.

JOSÉ DIRCEU NA CAMPANHA - O Zé Dirceu está ainda numa situação delicada. É meu amigo, eu sou testemunha dele, quero defendê-lo, mas tá errado, vai ser um desacato ao judiciário, à Justiça, à opinião pública. Uma pessoa que ainda não se desvencilhou dos problemas graves em que se envolveu já vir para... Estou falando do futuro do país.

RISCO DO PMDB NA VICE - Agora bota na vice-presidência da Dilma uma pessoa que, eventualmente não tenha voto e que seja amanhã chamada a

explicar o inexplicável, pronto taí um dos fatores que pode botar para fora.

TRÁFICO DE MINUTOS DE TV - O PMDB é um partido tão bom e tão ruim como qualquer outro. O problema é: como é que se faz essa aliança? Para que

se faz uma aliança? (....) Não tem nenhuma agenda. Isso é tráfico de minuto de televisão, nas barbas do Tribunal Superior Eleitoral, negociando tempo de televisão e silêncio para não apurar malfeitos. Então você se junta com os pilantra para não apurar os malfeitos que o pilantra faz. Isso não tem sentindo. Eu tô fora.

DOSSIÊ DO PT NO CASO ALSTOM - O Serra, amanhã, com esse escândalo da Alstom; já tão arrumando. A turma do PT não brinca em serviço não. Já

mandaram o Ministério da Justiça - inclusive acho errado isso - pedir a quebra do sigilo dessa empresa Alstom, que tem uma barafunda aí de negócio de dinheiro na Suíça.

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters