[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 5 de março de 2010

Lula pode deixar decisão sobre Battisti para sucessor




José Cruz/ABr
Uma decisão da Justiça Federal do Rio pode transferir para o próximo governo a decisão sobre a extradição de Cesare Battisti.

Preso em Brasília, o ex-guerrilheiro italiano acaba de pendurar em sua ficha uma condenação por uso de passaporte falso no Brasil, em 2007.

Dois anos de de prisão em regime aberto. Deve-se a condenação ao juiz Rodolfo Kronemberg Hartmann, da 2ª Vara da Justiça Federal do Rio.

Como Battisti não tem “antecedentes criminais” no Brasil, o magistrado impôs a ele a pena mínima.

Mais: substituiu-a por prestação de serviços comunitários e pagamento de multa de dez salários mínimos. Coisa de R$ 5,1 mil.

O problema é que, uma vez condenado no país, Battisti terá de cumprir a pena antes de uma eventual extradição.

A Itália deseja que o Brasil lhe devolva Battisti, condenado a prisão perpétua por quatro assassinatos cometidos na década de 70.

O Ministério da Justiça, ainda na gestão do ex-ministro Tarso Genro, concedera a Battisti o status de refugiado político.

Porém, ao julgar o pedido de extradição, o STF desconstituiu o ato de Genro. E autorizou a devolução do ex-guerrilheiro à Itália.

A batata quente foi ao colo de Lula. Em privado, o presidente revela-se desejoso de manter Battisti no Brasil.

Uma decisão que certamente devolveria o caso ao STF. O Brasil mantém com a Itália um tratado de extradição.

Ratificado pelo Congresso, tem peso de lei. Para os italianos, o documento impõe a extradição. Atraído pelo tema, chega ao Brasil na semana que vem o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi.

Vai desembarcar nas pegadas da condenação brasileira de Battisti. Uma novidade que leva a assessoria de Lula a reavaliar a encrenca.

Numa primeira análise, concluiu-se que talvez convenha a Lula legar o nó ao próximo presidente. Algo que, se confirmado, dará a Battisti uma incômoda aparência de herança maldita.







LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters