[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Oposição quer CPI para apurar envolvimento de Dirceu na reativação da Telebrás








Publicada em 23/02/2010 às 14h07m

Mônica Tavares

BRASÍLIA - O deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP), integrante da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, afirmou que os parlamentares da comissão vão se reunir nesta terça-feira para decidir a realização de uma audiência pública sobre a valorização das ações da Telebrás e de quem se beneficiou da alta dos papéis. Também será discutida a possibilidade de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para ouvir os envolvidos. Os Democratas defendem uma CPI para investigar a denúncia publicada neste terça-feira na "Folha de S. Paulo", revelando que o ex-ministro José Dirceu teria recebido R$ 620 mil do principal grupo empresarial privado que será beneficiado com a reativação da Telebrás.

- Há uma confusão enorme do que é público e privado. Não acho que uma pessoa pública (José Dirceu) deveria estar dando uma consultoria num momento destes para uma empresa que tinha exclusivamente este negócio - criticou Semeghini.

Para ele, o problema não deverá atrasar a implantação do Plano Nacional de Banda Larga, porque existe um interesse no uso das fibras óticas, inclusive pelas elétricas. O deputado acredita que atrapalhou o início do plano a inversão do governo em priorizar a Telebrás.

Assessor da Presidência critica proposta de criação de CPI

O assessor especial da Presidência da República, Cezar Alvarez, que participou nesta terça-feira do seminário "Tele.síntese: Desafios da Banda Larga", criticou a possibilidade do Democratas pedir a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre denúncia de que o ex-ministro José Dirceu recebeu R$ 620 mil do principal grupo empresarial privado que será beneficiado com a reativação da Telebrás. Mas o assessor disse que não leu as denúncias publicadas na edição desta terça-feira do jornal "Folha de S. Paulo".

- Respeito às prerrogativas do Legislativo, só espero que não seja mais um elemento para fugir da discussão da necessidade que o Brasil tem de banda larga ou no limite para fugir das discussões dos problemas que este próprio partido tem em outras searas.


Sem falar claramente, o assessor fez alusão aos problemas que o DEM vem tendo no governo do Distrito federal, onde o governador afastado José Roberto Arruda ( sem partido, ex-DEM) está preso, e o governador em exercício, Paulo Octávio (DEM), está sendo pressionado pela direção do partido a se desfiliar.

" O ativo das fibras óticas é um patrimônio do país e precisa ser utilizado "

Cezar Alvazez lembrou que desde 2004, quando foi lançado o programa "Computador para Todos", inicialmente chamado "PC Conectado", já se falava na utilização das fibras da Eletronet. Segundo ele, são quase 5 anos que a Eletrobrás tenta ter acesso a estas redes, o que "não é segredo para ninguém".

O presidente da Telefonica, Antonio Carlos Valente, não quis comentar as denúncias feitas contra José Dirceu. Ele se limitou a destacar a importância da infraestrutura para o Brasil.

- O ativo das fibras óticas é um patrimônio do país e precisa ser utilizado - disse ele.

Ao ser perguntado se haveria um componente político na questão devido as eleições este ano, Valente afirmou que não tinha "como avaliar, nem como cidadão".







LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters