[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Lula: empresários terão que aprender a conviver com impostos




Plantão | Publicada em 22/12/2009 às 00h38m

Liana Melo

RIO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na segunda-feira que os empresários brasileiros vão ter que aprender a conviver com impostos altos. Discursando para uma plateia de exportadores, em evento promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex Brasil, no Rio, Lula rebateu as críticas recorrentes dos empresários de que o Brasil exporta imposto:

- É uma bobagem achar que é possível viver com imposto baixo no Brasil. O empresário não tem que ter medo do Estado forte, ele tem que ter medo de um Estado intruso - afirmou Lula.

Respondendo às queixas recorrentes de empresários, presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que só existem duas alternativas, imposto na produção ou imposto na renda. E se não tiver imposto, o Estado não tem como fazer serviço de bem-estar social.

" É uma bobagem achar que é possível viver com imposto baixo no Brasil. O empresário não tem que ter medo do Estado forte, ele tem que ter medo de um Estado intruso "

Para Lula, a crise ensinou a todos que não existe manifesto, como fizeram os comunistas, e nem manual ou receita, precisa-se criar coisas novas diariamente

- Falta um ano para de eu sair do governo, não existe possibilidade de abaixar imposto.

Segundo Lula, o Brasil conseguiu mostrar nesta crise que não só tem mercado interno capaz de enfrentar adversidades, como tem uma pauta de exportação altamente diversificada, capaz de deixar o Brasil apto a competir no mercado internacional.

Em seu discurso, o presidente ressaltou que as empresas também precisam buscar mercado lá fora.

- Os bancos também têm que ir lá para fora. Não faz sentido o Banco do Brasil não ter agência nem em Lima nem em Angola. Essa crise mostrou a fragilidade de todo mundo e a competição vai ficar ainda mais forte.

E novamente mencionou a crise como um indicador de fragilidade e força de cada setor e economia.

- Eu briguei com o Roger (Agnelli, presidente da Vale) pela imprensa porque eu quero que os navios que a Vale use sejam produzidos no país. Mas é claro, se esses navios forem muito caros, é natural que prevaleça o interesse empresarial.

Lula pediu ao presidente do BNDES para fazer estudos setoriais, na intenção de levantar as dificuldades de alguns setores e identificar o motivo pelo qual alguns produtos brasileiros tão mais caros que estrangeiros.

- O vagão do metrô de Brasília custou o dobro do que o Sérgio Cabral comprou na China, com ar-condicionado. E o de Brasília foi comprado em São Paulo. Temos que ver nossa dificuldade para baixar preço, o que não significa reduzir imposto - completou Lula.







LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters