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domingo, 13 de dezembro de 2009

Leitora quer que a Bradesco Saúde disponibilize tratamento para o filho






A assistente de informações Giselle Antunes de Lima afirmou que seu filho de cinco anos tem um desvio fonológico que poderá ser irreversível, e que precisa fazer um tratamento de 40 sessões com uma profissional qualificada, mas após seis sessões, o tratamento precisou ser interrompido, pois o plano da Bradesco Saúde disponibiliza apenas seis sessões por ano.

Segundo a leitora, faz um mês que o filho não frequenta as sessões. Ela diz que entrou em contato com a Ouvidoria Bradesco para resolver a situação, porém a empresa mantém a mesma posição.

Resposta

A Bradesco Saúde afirma que, conforme já informado ao titular da apólice, o procedimento em questão tem cobertura limitada a seis sessões por ano de vigência do contrato. A limitação está prevista na Resolução Normativa nº 167 da Agência Nacional de Saúde Suplementar, que trata do rol de procedimentos de cobertura obrigatória.



Plano de saúde condenado a pagar 76 mil reais a paciente com câncer

Além de reembolsar o cliente, Bradesco Saúde deverá oferecer todos os medicamentos necessários para o tratamento da doença

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo condenou a Bradesco Saúde S.A a pagar R$ 76.664,00 a um segurado, que teve o fornecimento de medicamentos importados, necessários para o tratamento de um câncer, negado pela operadora. O órgão manteve a decisão proferida pelo Juiz da 3ª Vara Cível do Foro Regional de Pinheiros, que já havia condenado a seguradora.

A utilização dos medicamentos Torisel, Sutent, Nevaxar e Avastin, não comercializados no Brasil na ocasião em que foram prescritos ao paciente, foi a única alternativa dada pelos médicos para o tratamento de um câncer renal, em grau avançado, diagnosticado em 2005.

Desde a descoberta da doença, o segurado foi obrigado a adquirir os medicamentos, tendo todos os pedidos de reembolso negados pela Bradesco Saúde. A operadora alegava que o fornecimento de remédios importados e ministrados em domicílio não estava previsto no contrato firmado com o cliente e que não tinha responsabilidade em arcar com as despesas do segurado, que não dispunha mais de recursos financeiros para dar continuidade ao tratamento.

Segundo o advogado do segurado, Julius Cesar Conforti, especializado nas áreas Médica e de Saúde, "a recusa das operadoras em custear medicamentos importados é indevida e contraria as disposições previstas no Código de Defesa do Consumidor, sobretudo quando não há remédios disponíveis para o tratamento da doença no Brasil. A quimioterapia deve ser coberta integralmente pela empresa de assistência médica, permitindo o acesso a todos os medicamentos indicados, sejam eles comercializados no País ou não, independentemente da forma como serão ministrados".

Na decisão, publicada na última sexta-feira no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o desembargador José Percival Albano Nogueira Júnior entendeu que a quimioterapia constitui um procedimento coberto pelo seguro-saúde e que todas as drogas indicadas pelos médicos para tal fim devem ser subsidiadas pela empresa. De acordo com o desembargador, os medicamentos importados prescritos ao paciente são as únicas drogas capazes de evitar o avanço da doença.

Segundo a decisão que condenou a Bradesco Saúde, a utilização de remédios via oral, em âmbito domiciliar é feita sob orientação médica que, necessariamente, receitará e
acompanhará os resultados do tratamento. Tal procedimento, de acordo com o desembargador, apresenta um custo menor para a seguradora, portanto não há desequilíbrio no contrato firmado, como havia alegado a empresa.

Além do pagamento de R$ 76.664,00 ao cliente (corrigidos a partir do desembolso e acrescidos de juros de mora desde a citação), a Bradesco Saúde foi condenada a fornecer todos os demais medicamentos indicados pelos médicos do segurado até o final do tratamento, bem como ao pagamento de custas e despesas processuais. A Bradesco pode ainda tentar interpor recurso com a finalidade de levar o processo para o STJ ou STF – Brasília.


AE - Agencia Estado


RIO - Uma pesquisa financiada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) tenta demonstrar a necessidade de novas regras para os planos de saúde, como a adoção de reajustes diferenciados, novos modelos de contratos para idosos e criação de perfil de usuários. O IESS é fomentado por seis das principais operadoras de planos e seguros de saúde: Bradesco, Sulamérica, Golden Cross, Amil, Medial e Intermédica. Segundo o estudo, houve um aumento médio de 14,22% no custo dos procedimentos médico-hospitalares entre junho de 2008 e maio de 2009. Nos últimos três anos também foi registrado crescimento na frequência de consultas e internações, que representam, respectivamente, 10% e 60% dos gastos das operadoras.



"Ainda temos que analisar mais profundamente as razões, mas acredito que haja um pouco de desperdício. O usuário está pagando e quer usar o plano, às vezes sem necessidades", disse o diretor do IESS, José Cechin, ex-ministro da Previdência no governo Fernando Henrique Cardoso. Desde o ano passado também tem havido um crescimento do número de terapias, como psicoterapias, fisioterapia e acompanhamento nutricional. Esses tratamentos passaram a ser cobertos pelos planos em abril de 2008. O impacto nas despesas médicas pagas pelo plano, no entanto, são de apenas 4%.



Ontem, em entrevista ao Grupo Estado, o diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Maurício Ceschin, mostrou-se favorável à adoção de reajustes diferenciados, novos modelos de planos para idosos e criação de perfil de usuários. Ex-diretor do plano de saúde Medial, Ceschin assumiu o cargo há uma semana sob protestos de entidades de defesa do direito dos consumidores.



O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) é contra os pontos que já estão sendo avaliados internamente pela ANS. A advogada do Idec, Juliana Ferreira, diz que qualquer uma das três mudanças seriam contrárias ao Código de Defesa do Consumidor. "O que precisamos é que os planos sejam gerenciados. A cada acontecimento, a primeira alternativa é onerar ainda mais o consumidor." O diretor do IESS diz que o reajuste diferenciado e as classificações segundo perfis de usuário serviriam para tornar os planos mais atrativos para os mais jovens e saudáveis. "Cada vez mais os planos só são atrativos para os menos saudáveis." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo


Amil emitirá R$ 300 milhões em notas promissórias

Plantão | Publicada em 11/12/2009 às 18h53m

Valor Online

SÃO PAULO - A Amil Participaões fará sua primeira emissão de notas promissórias. A colocação, no montante de R$ 300 milhões, será por meio de oferta pública com esforços restritos.

Os papéis terão vencimento em 360 dias, com possibilidade de resgate antecipado, e pagarão rendimento de 110% do CDI. O coordenador da operação é o Bradesco BBI.

A empresa informou em nota ao mercado que a captação visa recompor seu capital após a aquisição do controle da Medial Saúde.


Procon - SP divulga ranking de 2008

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, e o diretor-executivo da Fundação Procon-SP, Roberto Pfeiffer, apresentam nesta sexta-feira, 13 de março, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas e o ranking das empresas mais reclamadas em 2008. O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional do Consumidor, 15/03, e do aniversário de 18 anos de vigência do Código de Defesa do Consumidor.
Além do ranking geral, serão apresentadas as empresas mais reclamadas por área de atuação. Ao todo, são cinco áreas: Habitação e Assuntos Financeiros (bancos, cartões de crédito, financeiras, etc.), Serviços Essenciais (telefonia fixa e celular, água, luz, etc.), Serviços Privados (Tv por assinatura, provedores de internet, etc.), Saúde e Alimentos (planos de saúde, produtos alimentícios, etc.) e Produtos (eletrodomésticos, móveis, etc.).
O levantamento abrange o período de 1/01/2008 a 31/12/2008 e listou 2.939 fornecedores que atuam no Estado de São Paulo. Ao longo de 2008, os técnicos da Fundação Procon-SP realizaram 531 mil atendimentos, contra 515 mil no mesmo período do ano anterior. No ano de 2007, as cinco empresas que lideraram o ranking foram: 1º) Telefônica; 2º) Itaú; 3º) Benq (celular Siemens), 4º) Vivo e 5º) Mitsubishi/Aiko/Evadin.
Serviço: Apresentação do Cadastro e do Ranking das empresas mais reclamadas

Data: sexta-feira, 13 de março
Horário: 10h
Local: Pateo do Colégio, 184 - sede da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania – Centro – São Paulo – Auditório
12/3/09
Assessoria Imprensa
Procon-SP


Bradesco Seguros vai investir R$ 220 milhões em TI

Seguradora amplia equipe de 330 funcionários de TI para ter mais domínio do negócio e elevar em 10% orçamento para área de tecnologia.

Por Daniela Braun, especial para CIO Brasil*


Internalização de pessoal e agilidade na entrega de novos produtos são as prioridades do Grupo Bradesco Seguros e Previdência em 2010, informa o diretor executivo de tecnologia da empresa, Aurelio Conrado Boni.

"A concorrência está aí. Precisamos desenvolver produtos diferenciados e competitivos com mais velocidade", comentou o CIO da empresa durante o V Insurance IT Meeting. O evento é realizado pela CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), no último fim de semana para executivos de TI do setor de seguros, em Angra dos Reis (RJ).
Em 2010, a empresa pretende elevar em pelo menos 10% o investimento de 200 milhões dedicado à área de TI este ano, sendo 20% em software, 30% em hardware e 50% em serviços. Mas o investimento na contratação, ou internalização de pessoas, é um destaque na estratégia de TI da empresa.

A Bradesco Seguros conta com 330 colaboradores na área de TI, sendo que 40 pessoas foram incorporadas nos últimos dois anos, infora Boni. Este ano a equipe interna deve ganhar pelo menos dez novos colaboradores para diversos projetos.

"Queremos ter o domínio do nosso negócio", explica o executivo, ressaltando que a ideia não é deixar de lado os fornecedores e prestadores de serviços. Hoje, indiretamente, 1.200 pessoas trabalham em projetos de tecnologia da empresa.

Questionado sobre o envolvimento da TI no negócio da empresa - um dos focos da palestra do presidente da companhia, Marcos Rossi, durante do evento -, Boni ressaltou que a equipe de TI tem de ir a campo para conhecer a área e desenvolver o produto com mais agilidade. "Cada vez mais a equipe de TI deve ser parceira e ajudar a viabilizar negócios", observa o CIO da Bradesco Seguros.

Entre as áreas que estão no foco do time de TI, em 2010, estão os segmentos de seguros para Automóveis e RE - Ramos Elementares de seguros como residência, engenharia, finanças, entre outros -, que passam por uma modernização de sistemas iniciada em 2008, além das áreas de Saúde e Dental. Esta última contempla a integração da Odontoprev, que foi adquirida pela Bradesco Seguros este ano.




Marfrig fecha financiamento de US$ 300 milhões com o Bradesco

Plantão | Publicada em 11/12/2009 às 15h09m

Valor Online

SÃO PAULO - A Marfrig fechou um empréstimo de US$ 300 milhões com o Bradesco. O financiamento tem vencimento em sete anos, com carência de dois anos.

Segundo o frigorífico, a operação permitirá uma melhora do perfil de endividamento e está dentro da política de manter "um confortável excedente de caixa nas operações".

Em comunicado ao mercado divulgado hoje, a companhia destaca ainda que a agência de classificação de risco Moody ? s reafirmou em " B1 " o rating da empresa na escala global, além de elevar a perspectiva de " negativa " para " estável " .

(Eduardo Laguna | Valor)


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