[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Venezuela entra em recessão com queda de 4,5% do PIB no terceiro trimestre





A economia venezuelana entrou em recessão ao registrar entre julho e setembro uma queda do PIB (Produto Interno Bruto) de 4,5%, segundo números divulgados hoje pelo BCV (Banco Central da Venezuela), com o que acumulou um segundo trimestre em baixa.

O PIB do país sul-americano avançou 0,3% no primeiro trimestre do ano, mas contraiu 2,4% no segundo e quase duplicou essa percentagem no terceiro, com o que nos primeiros nove meses do ano acumula um retrocesso de 2,2%, informou o BCV em uma nota informativa.

O Banco Central assegurou que a contração é consequência "da crise financeira global" e que o comportamento econômico no terceiro trimestre esteve determinado "pela diminuição registrada tanto pela atividade petrolífera (9,5%) como pela não petrolífera (3,0%)".

Explicou que a queda da atividade petrolífera inscreve-se "no cumprimento dos cortes na produção de petróleo, estipulados pela Opep a fins do ano 2008, para conseguir a estabilidade dos mercados energéticos e a recuperação dos preços do petróleo, o que se traduziu em um menor nível do volume de vendas externas".

Embora o peso mais significativo à contração a forneça o setor petroleiro, considerado a "locomotiva econômica do país", o BCV resenhou que também afetou a indústria manufatureira.

"A indústria manufatureira privada mantém a contração no volume de produção" assinalou a entidade, que destacou a queda de 23,7% na produção de veículos, 5,3% nos produtos químicos e 7,3% na indústria de alimentos.

Como exceções a esta tendência recessiva indicou que a construção cresceu 4,3% e o setor das telecomunicações 11,4%.

A nota do BCV afirmou também que a economia está em um "complexo contexto" e ratificou seu "compromisso de manter um permanente acompanhamento e avaliação do entorno internacional e suas incidências na economia nacional".

Igualmente se comprometeu a "continuar antecipando ações de política, em coordenação com o Executivo Nacional, tendentes a impulsionar uma extensão propícia da atividade econômica do país".








Trânsito em SP pela Rádio SulAmérica





Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters