[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Currículo 2.0

Enviado por Cláudio Barizon


Vejam que boa iniciativa esta da incubadora MIDI Tecnológico (Florianópolis – SC) para quem está procurando emprego. É o Currículo 2.0, que permite a indexação do portfólio eletrônico da pessoa e é gratuito.

Unir a tecnologia a um dos documentos mais importantes de um profissional é a proposta da Kombo, empresa catarinense que identificou que 78% dos candidatos a uma vaga no mercado de trabalho apontam dificuldades em chegar na fase de entrevista num teste seletivo para emprego, pois seus currículos são logo eliminados na primeira fase de seleção.

Para contribuir com o trabalho do selecionador, a Kombo pensou em ampliar as oportunidades de escolha de candidato, criando o Currículo 2.0. “A ideia é tornar mais dinâmico o currículo, incluindo o portfólio pessoal, trabalhos acadêmicos e vídeos ao sistema de currículos, tudo por meio eletrônico”, explica Paula Galvão, diretora da empresa.

A integração também permite a inclusão de informações contidas em sites como o Youtube e Flickr, por exemplo. “Queremos que os currículos tenham vida”, ressalta Paula, que lembra que não há custo algum para se ter o Currículo 2.0 e que o sistema permite a inserção das informações de blogs, ou sites próprios.

Na onda da tecnologia digital, não é mais possível imaginar currículos contendo apenas os dados pessoais e a formação profissional, eles devem continuar objetivos e mostrando os caminhos necessários para se adequar as exigências do emprego às habilidades do futuro colaborador.

De acordo com a Paula, os recrutadores estão interessados em saber um pouco mais do candidato e a experiência não é a única coisa que conta, em uma avaliação. “Mostrar que tipo de ações foram desenvolvidas, como a participação em trabalhos, é uma opção que os candidatos só têm na hora da entrevista e muitas vezes ele nem chega nessa etapa. Queremos incluir a tecnologia para dar mais condições para quem procura uma oportunidade de expor seus trabalhos”, salienta a diretora, que também já foi recrutadora de pessoal.

A ferramenta é auto-explicativa e permitirá ao candidato que ele crie a sua página-currículo na internet, que funcionará como um link contendo as principais informações que o candidato tiver interesse em apresentar.

Habilitem-se! :-)

P.S. A Kombo é uma empresa catarinense, desenvolvedora de softwares de gestão de recursos humanos. Sua proposta é tornar o RH menos operacional e mais estratégico para as empresas. A empresa está ligada ao MIDI Tecnológico, incubadora mantida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC) e gerenciada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), considerada a melhor incubadora de base tecnológica do Brasil pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador 2008.

FONTE: O GLOBO

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters