[Valid Atom 1.0]

sábado, 24 de outubro de 2009

Obama declara emergência nacional por gripe suína nos EUA


Publicidade

da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou emergência de saúde nacional pela gripe H1N1, depois do país registrar milhares de casos da doença e mais de 1.000 mortes, anunciou a Casa Branca neste sábado (24).

A declaração de emergência, assinada na noite de ontem, eleva a capacidade das instituições de saúde para administrar o crescente número de pacientes da gripe ao permitir que executem planos operacionais de emergência com isenções de requerimentos federais.

Desde o surgimento em abril, a pandemia de gripe H1N1 provocou mais de 1.000 mortes e exigiu pelo menos 20.000 hospitalizações Estados Unidos, segundo as autoridades federais americanas.

O vírus continua em ritmo de propagação e 46 dos 50 estados do país já registraram casos, que chegam aos milhares em todo o território dos Estados Unidos.

Ontem, o Centro Prevenção de Controle de Doenças informou que o vírus H1N1 se disseminou por 46 dos 50 estados norte-americanos, um nível comparável ao pico das gripes comuns sazonais. Porém, esse patamar foi alcançado muito mais cedo e com previsão de muito mais ondas de contaminação, disse nesta sexta-feira uma alta autoridade do setor de saúde dos Estados Unidos.

"A transmissão costuma estar disseminada por 46 Estados no pico da temporada de gripes. Estar já em outubro no pico é extremamente incomum", disse o doutor Thomas Frieden, diretor do centro.

Frieden afirmou que a gripe sazonal normalmente chega ao pico entre o fim de novembro e começo de março. E ele notou que este vírus está deixando mais crianças e jovens adultos doentes, ao contrário das gripes sazonais, que normalmente atingem mais fortemente pessoas acima dos 65 anos.

"Nós esperamos que a gripe ocorra em ondas e não podemos prever sua dimensão, extensão ou por quanto tempo a onda permanecerá ou quando chegará a próxima", disse ele a repórteres por telefone.

A gripe H1N1, popularmente conhecida como gripe suína, matou mais de mil norte-americanos e levou mais de 20 mil a hospitais nos Estados Unidos desde que surgiu, no começo deste ano, disse Frieden.

Mas autoridades do setor de saúde deixam claro que não é possível calcular o número atual de casos. "Nós tivemos até agora milhões de casos da gripe pandêmica nos Estados Unidos e os números continuam a crescer", afirmou Frieden.








0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters