[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Polícia investiga morte por esganadura de paciente internado com transtorno bipolar em SP


Publicada em 22/10/2009 às 06h57m

Diário de S. Paulo

SÃO PAULO - A polícia investiga a morte do vigilante Aldo de Jesus Paixão, de 24 anos, ocorrida na madrugada desta quarta-feira no Hospital Geral de Pirajussara, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Ele estava internado porque sofria de transtorno bipolar. O Instituto Médico Legal (IML) apontou como causa da morte, segundo a família, "asfixia mecânica com constrição de pescoço e esganadura".

Funcionários do IML de Taboão da Serra confirmaram a causa da morte descrita pela família. O vigilante estava internado há 17 dias na ala psiquiátrica do hospital. A mãe do paciente, a professora Maria da Glória de Jesus Paixão, de 49 anos, disse não acreditar em um acidente.

" Eu assino embaixo que não é acidente, isso foi um homicídio "

- Eu assino embaixo que não é acidente, isso foi um homicídio - afirmou a mãe.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que o hospital iniciou "apuração interna para verificar as circunstâncias em que se deu a morte do paciente". Segundo o hospital, funcionários encontraram o vigilante caído, com marcas de sangue pelo corpo.

- Imediatamente, a equipe médica foi acionada e iniciou manobras de reanimação, mas não obteve êxito - diz uma nota divulgada nesta quarta-feira.

O caso foi registrado no 1º DP de Taboão da Serra como "morte suspeita". Um enfermeiro e o administrador do hospital disseram à polícia que o outro paciente do quarto estava agitado e precisou ser sedado - apenas os dois estariam no local. A delegada do caso relata no boletim de ocorrência ter encontrado, quando chegou ao local, o vigilante com ferimentos no rosto e no pescoço.

A polícia investiga se o outro paciente e funcionários do hospital teriam participação na morte. Segundo o boletim de ocorrência, a perícia no local foi prejudicada, o que pode significar uma alteração no quarto onde o vigilante morreu.

Segundo a mãe do vigilante, sua filha recebeu um telefonema do hospital pedindo a presença dos familiares.

- Lá que eles foram dar a notícia para a gente. Em um primeiro instante, foi colocado que ele tinha caído - contou.

Maria da Glória afirmou que viu os ferimentos no pescoço e na cabeça do filho.

- Ele pode ter sido jogado da cama, mas não caiu - disse.

A mãe contou que o filho teve o transtorno bipolar diagnosticado há quatro anos. Segundo ela, Aldo dividia o quarto com outro paciente, mas os dormitórios não eram trancados.

- Eu quero que isso não fique parado, que investiguem tudo o que aconteceu, porque hoje foi meu filho, amanhã pode ser outra pessoa - disse.

O hospital diz ainda que "aguarda a conclusão do inquérito policial sobre o caso, estando à inteira disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos."








0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters