[Valid Atom 1.0]

domingo, 20 de setembro de 2009

Pesquisa aprimora diagnóstico de depressão pós-parto

Baseado em simulações no computador, programa criado por uma universidade espanhola consegue prever até 80% dos casos da doença
REDAÇÃO ÉPOCA
Um grupo de pesquisadores da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, desenvolveu um método que permite o diagnóstico precoce em 80% dos casos de depressão pós-parto. A descoberta foi feita a partir de uma pesquisa com 1.397 mulheres espanholas, cujos dados serviram como base para simulações no computador.

O simulador permitiu que os cientistas medissem o impacto de diversos fatores genéticos, psicológicos e sociais sobre a incidência da doença. Os cientistas comprovaram que a existência de problemas psiquiátricos anteriores na família tem um papel importante, assim como alterações nos genes que determinam o transporte de serotonina (substância responsável pela sensação de prazer) no sistema nervoso central. A pesquisa também identificou novos fatores de risco: mães jovens são mais propensas à depressão, assim como mulheres que param de trabalhar durante a gravidez.

Arquivo
O novo método deve começar a ser implantado em breve por psiquiatras espanhóis. Além de diagnosticar a doença com mais eficiência que modelos anteriores, a expectativa é que o simulador identifique as mães que fazem parte de grupos de risco logo nas primeiras semanas de gravidez, permitindo o tratamento precoce. Na maioria dos casos, os sintomas se intensificam no segundo e no terceiro mês após a gestação.

Estima-se que a depressão pós-parto afete 13% das mães do mundo. Em 2007, um estudo realizado com mulheres que usam o sistema público de saúde em São Paulo registrou uma incidência de 27,55% – bem acima da média mundial. Em casos mais graves, a doença pode afetar as funções cognitivas da mãe e oferecer riscos à criança.






Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters