[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bandidos invadem prédio em Copacabana


Waleska Borges, Isabela Bastos e Ana Cláudia Costa - O Globo, Globonews TV e CBN

Bandidos fazem moradores de um prédio de Copacabana reféns/Foto: Domingos Peixoto - O Globo

RIO - Moradores de um prédio em Copacabana, na Zona Sul do Rio, foram mantidos reféns por bandidos durante um assalto na manhã desta terça-feira. Segundo comandante do 19 º BPM (Copacabana), tenente-coronel Rogério Seabra, pelo menos três criminosos invadiram o prédio de número 92 da Rua Francisco Otaviano e mantiveram cerca de 15 pessoas dentro de um apartamento no primeiro andar do prédio. Uma pessoa teria ficado ferida. Na fuga, os bandidos foram surpreendidos pelos policiais, mas conseguiram fugir.

O prédio foi cercado e a rua interditada pelos policiais, que fizeram buscas em edifícios vizinhos. No fim da manhã, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar chegaram ao local. Segundo o comandante do 19 º BPM, a polícia fez buscas no prédio que fica ao lado de um laboratório de análises clínicas e em frente ao Parque Garota de Ipanema.

Segundo um dos moradores do prédio Solar da Praia, os três rapazes que entraram no local saquearam 8 dos 14 apartamentos do prédio. O edifício tem sete andares com dois apartamentos por pavimento. Segundo o engenheiro Elias Mansur, de 55 anos, os ladrões renderam os porteiros por volta das 7h45m. Vestindo jeans, camisetas e usando mochilas, todos os ladrões estavam armados com pistola. Eles levaram objetos de pequeno porte como jóias e celulares que poderiam levar nos bolsos. No apartamento de Elias, os seus familiares ficaram trancados em dois cômodos.

- Os apartamentos que não foram invadidos ou estavam vazios ou os seus moradores não estavam em casa - conta Elias lembrando que um outro morador não abriu a porta para os bandidos.

Em entrevista à Globonews TV, uma moradora que não quis se identificar contou que os bandidos entraram no edifício e renderam os moradores que passavam pela portaria.

- Por volta das 8h20m, minha filha desceu para ir trabalhar e foi rendida. Eles eram muito agressivos verbalmente. Todos que passavam pela portaria foram rendidos e tiveram seus apartamentos roubados. Todos fomos levados para o apartamento 101 do prédio, onde ficamos trancados. Esperamos cerca de 40 minutos até que fomos soltos pela polícia - afirmou a mulher por telefone, que disse ainda que uma pessoa teria sido agredida com uma coronhada no nariz.

Durante a ação, a polícia fez um cerco ao prédio e interditou a Rua Francisco Otaviano, entre Ipanema e Copacabana, por 40 minutos. A via chegou a ser reaberta por volta das 10h10m, mas logo depois voltou a ser interditada. De acordo com a CET-Rio, o bloqueio ao trânsito foi feito na esquina da Avenida Vieira Souto com Rua Raul Pompéia na Orla de Ipanema. O tráfego ficou lento no local e os veículos que conseguiram passar pelo bloqueio ou que saíram do trecho da praia, antes da interdição, tiveram que voltar pela contra-mão.

O assalto aconteceu um dia depois que pelo menos 25 pessoas foram mantidas reféns por bandidos armados com granadas num assalto a uma creperia na Rua Xavier da Silveira , também em Copacabana.

Há duas semanas, três ladrões invadiram o prédio de número 85 da Rua General Roca, na Tijuca, e assaltaram alguns apartamentos e mantiveram moradores reféns. Um dia antes, na terça-feira, assaltantes invadiram o Edifício Golden Coast, que fica no número 232 da Avenida Delfim Moreira, no Leblon. Por cerca de duas horas, foram feitos reféns moradores de três apartamentos, além do porteiro e outros empregados do prédio. Os bandidos fugiram num Passat vermelho, pertencente a um dos moradores, levando R$ 5,7 mil, 13 mil dólares, 4 mil euros, um laptop, jóias e celulares.

No início do mês, seis pessoas foram mantidas reféns por cerca de cinco horas num prédio da Rua Assis Brasil , em Copacabana, a menos de 20 metros da cabine da PM na Praça Cardeal Arcoverde, após assalto que começou no Largo do Machado. Um dos criminosos foi ferido de raspão no braço direito durante o assalto, depois que uma das vítimas conseguiu se libertar e atirou contra ele.

Relembre outros casos de sequestros-relâmpago que terminaram em assaltos a prédios na cidade











Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters